202 foi um ano de muitos avanços estratégicos e conquistas consideráveis para a Brasol, fortalecendo seu lugar como líder dos principais players do mercado de GD (geração distribuída) e transição energética no Brasil.
Ciro Fusaro, diretor da Unidade Solar da empresa e Rafael Brasiliense, diretor Comercial e Marketing, em entrevista ao Canal Solar, conversaram sobre as melhores conquistas do ano.
A empresa também lidou com as dificuldades do mercado que está em constante mudança, principalmente com as novas regulamentações impactando a geração distribuída. Por causa disso, a Brasol fez adaptações em seu plano de negócios e foi em busca de novas oportunidades.
Veja um trecho da entrevista:
Canal Solar: O ano de 2024 foi cheio de desafios e oportunidades. Quais foram os principais marcos que definiram o ano para a Brasol?
“Cyrus: O ano de 2024 foi marcado pelo crescimento da Brasol como uma das principais consolidadoras de ativos solares de geração distribuída no Brasil. Tivemos duas grandes aquisições que foram marcantes: a primeira foi aquisição de um portfólio da BC Energia e a segunda um portfólio da Raízen”.
“Rafael: O principal desafio da Brasol foi consolidar sua visão de ser uma empresa provedora de soluções para a transição energética. Isso foi alcançado por meio de ações muito objetivas e concretas, como a expansão do nosso portfólio de ativos de geração distribuída, onde atingimos 200 MW em operação”.
“Também conectamos a primeira subestação na modalidade As a Service do Brasil, com 100% de Capex da Brasol e aluguel para o cliente, além de assinarmos o contrato para início das obras da segunda subestação nesta modalidade, esta segunda para atender a irrigação de uma fazenda no MATOPIBA e nos posicionando como um importante fornecedor de infraestrutura energética para o Agronegócio”.
“Finalmente, iniciamos as operações em nossa unidade de negócios de baterias. Já estamos desenvolvendo e negociando projetos de armazenamento para alguns clientes em todo o país e estamos muito bem-preparados para o Leilão de Reserva de Capacidade de Armazenamento que o Governo Federal indicou que ocorrerá este ano. Agora temos projetos desenvolvidos para este leilão, que é um modelo de negócios muito bem projetado”.