Parar morar em um país tropical como o Brasil onde está quase sempre quente, uma das soluções mais populares é adquirir um ar-condicionado, um equipamento indispensável em dias quentes proporcionando um maior conforto.
Porém, mesmo com o ar-condicionado se tornando uma necessidade, ter um aparelho desse pode significar altos custos na conta de luz.
Mas será que tem como ter ar-condicionado e economizar energia ao mesmo tempo?
Sim! E nesse texto você encontrará algumas dicas de como economizar energia com ar-condicionado ligado.
1. Cheque se o seu equipamento tem o selo Procel
O primeiro passo para entender a como economizar energia com ar-condicionado é verificar essa informação. O selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) diz se seu aparelho vai ser ou menos econômico, segundo uma escala que varia de A até G, com A sendo o mais econômico e G o menos econômico.
2. Verifique a instalação elétrica no disjuntor
A instalação elétrica do ar-condicionado deverá ser feita em um disjuntor exclusivo, para a proteção dos circuitos em caso de instabilidade elétrica.
Por causa da alta carga de energia que esse aparelho consome, o ponto principal na hora de adquirir um disjuntor é analisar a amperagem requerida para a potência do ar-condicionado.
3. Notifique a companhia de energia elétrica, se necessário
Essa orientação é sobre economizar energia com ar-condicionado ligado desde a aquisição do eletrodoméstico. É essencial notificar a concessionária de energia de sua região em relação ao aumento de carga.
Possibilitando que a empresa realize uma reavaliação da rede elétrica local e, se necessário, eleve a carga do sistema de distribuição.
4. Escolha um dispositivo de acordo com o espaço
Mesmo sendo uma dica simples, muitas vezes o dimensionamento do espaço e da quantidade de aparelhos necessários para a climatização do ambiente não é respeitado.
Algumas condições como o volume de pessoas, posição do ambiente, aberturas de portas e janelas e exigência de refrigeração devem ser analisados para o cálculo correto da necessidade de BTUs.