A Superintendente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Ludimila Lima da Silva assumiu na última segunda-feira, 13 de janeiro, a vaga de diretora-substituta da entidade reguladora. A diretoria permitia uma substituição desde 24 de maio ano passado, quando o mandato de Hélvio Guerra chegou ao fim. A lista dos três substitutos foi estabelecida por decreto na última quinta-feira, 9 de janeiro.
A nova diretora da agência é graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Na mesma instituição de ensino ela fez seu mestrado de Gestão Econômica do Meio Ambiente na Faculdade de Economia. Ludimila faz parte da Aneel desde 2007 como especialista em regulação dos serviços públicos de energia elétrica. Adicionalmente, também foi superintendente adjunta em 2018 e, em 2023, sendo indicada como superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica.
Aneel tem duas diretoras mulheres pela primeira vez
Com a nomeação de Ludimila Lima, a Aneel possui pela primeira vez duas diretoras de maneira simultânea. Hoje em dia, a diretoria da agência é composta por: Sandoval de Araújo, o diretor-presidente, Ricardo Tili, Fernando Luiz Mosna, Agnes Maria de Aragão e Ludimila Lima da Silva, como diretora-substituta.
Compondo a lista tríplice da Aneel estão Ludimila Lima, os secretários Daniel Cardoso Danna e Ivo Sechi Nazareno. Daniel, secretário-geral da agência reguladora, também entrou na Aneel em 2007. Ele se formou em Engenharia Elétrica pela UnB. Ivo e entrou na Aneel em 2005. Em toda a sua trajetória, ele foi superintendente duas vezes e, recentemente, foi nomeado como secretário na Secretaria de Leilões.
Os diretores substitutos se estabelecem no cargo por até 180 dias corridos, sendo substituídos de acordo com a ordem na lista tríplice. Dessa forma, ao final do mandato do diretor Ricardo Tili, em 24 de maio, Daniel irá poder assumir a diretoria, como segundo substituto.
Em dezembro do ano passado, quando o presidente Lula nomeou ao Senado 14 diretores, de oito agências, a Aneel não foi abrangida.