A Enel Distribuição São Paulo, uma concessionária italiana, deu uma resposta à notificação do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) em relação a queda de energia elétrica na última terça-feira, 7 de janeiro. “Para os próximos três anos, a companhia aumentará ainda mais os recursos destinados à sua área de concessão em São Paulo, que chegarão a R$ 10,4 bilhões até 2027”, diz a nota.
A empresa privada de origem italiana de comercialização e distribuição de energia elétrica que supre as demandas da Região Metropolitana do Estado, a Enel justifica que conseguiu o reestabelecimento da energia para a grande parte dos clientes afetados em até 30 minutos depois do início da tempestade. Ressaltando que o temporal não atingiu somente o sistema elétrico, como também a estrutura urbana.
Plano de Ação da Enel
“O plano de ação da companhia inclui reforços das equipes em campo de acordo com a previsão meteorológica”, diz a empresa, em uma parte da nota. “A contratação de mais eletricistas próprios, o aumento da disponibilidade da frota de geradores, a ampliação da capacidade nos canais de atendimento, dentre outras medidas”.
Além de atender a demanda de uma parcela do estado de São Paulo, a companhia também é responsável por distribuir eletricidade em outras duas unidades da Federação. A concessionária também possui concessões no Rio de Janeiro e Ceará.
Na notificação do Procon para a Enel, foram solicitados esclarecimentos em detalhes das áreas e do volume de clientes afetados; sobre as providências que foram tomadas para reestabelecimento do serviço e como a informação foi comunicada aos clientes.
“Há mais de um ano que a empresa alega que os problemas são causados por eventos climáticos severos, com ventos acima do esperado; e também há mais de um ano não se tem notícia de que alguma providência efetiva, seja de engenharia ou de operações, tenha sido tomada para, no mínimo, agilizar a retomada dos serviços”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.