Quem possui empresa já deve ter pensado no impacto ambiental que seu empreendimento gera, principalmente relacionado à pegada de carbono.
Algumas práticas como a extração de recursos, o transporte e uso de energia emitem gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO2), contribuindo para o aquecimento global e outros desafios ambientais. Contudo, há como reduzir esses impactos com ações como o reflorestamento.
Realizar essa ação sustentável pode ajudar o meio ambiente, como também otimizar a imagem da empresa, com a promoção da responsabilidade a natureza e engajamento social. Neste artigo, exploraremos o conceito de reflorestamento ambiental e seus benefícios.
Conceito de reflorestamento
É a recuperação do meio ambiente com o propósito de replantar áreas de florestas e vegetação nativa que foram desmatadas pela ação dos seres humanos. Esse processo acontece em diversos contextos, por exemplo, a restauração de áreas exploradas por práticas como garimpo, agricultura intensiva e ocupação irregular.
Em diversos casos, o reflorestamento é realizado por ONGs (Organizações Não Governamentais), iniciativas privadas e governos com o propósito de reduzir suas emissões de carbono e com medidas sustentáveis.
A eficácia do reflorestamento depende de análises detalhadas como as características do solo, da vegetação nativa e do clima. Plantar espécies endêmicas é a opção mais sustentável, pois essas plantas conseguem se adaptar melhor às condições locais.
Como a araucária, por exemplo, uma árvore nativa da Região Sul do Brasil, que está perto da extinção e é frequentemente usada em iniciativas de reflorestamento.
Entenda a importância do reflorestamento
- remoção de dióxido de carbono da Atmosfera: as plantas trabalham absorvendo o dióxido de carbono e liberando oxigênio por meio da fotossíntese, o que contribui de maneira direta para reduzir as emissões de GEE e o equilibrar o carbono no planeta;
- controlar o aquecimento global: essa prática auxilia no combate as mudanças climáticas reduzindo a concentração de CO₂ e estabilizando o clima global, diminuindo a ocorrência de eventos extremos e o derretimento das calotas polares;
- preservar biomas e fauna: no nosso país existem biomas como a Amazônia e a Mata Atlântica que são constantemente restaurados por práticas de reflorestamento, beneficiando também a fauna ao gerar habitats seguros para várias espécies.