A Toyota está perto de causar uma reviravolta no mercado automobilístico por causa do desenvolvimento de um novo motor híbrido. O projeto está para ocorrer em um momento em que a marca asiática, assim como a Honda, vem demonstrando cética em relação ao futuro dos veículos 100% elétricos. De acordo com rumores recentes, a tecnologia da Toyota tem a premissa de juntar sustentabilidade e eficiência, fornecendo uma solução viável ao setor de carros eletrificados.
Por ser um híbrido, o motor da Toyota vai contar com um propulsor a combustão combinado com o sistema elétrico. A diferença da marca é a aposta em combustíveis alternativos para neutralização das emissões de dióxido de carbono. A Toyota vem realizando testes com combustíveis sintéticos e hidrogênio líquido, além de testes com combustíveis fósseis tradicionais, como gasolina e diesel.
A Toyota está a frente de outras montadoras
Essa inovação coloca a Toyota como líder ao cumprir as novas leis de emissões, que vão entrar em vigor em 2028. Caso a neutralização de carbono seja atingida pode fazer dos novos motores uma solução sustentável que os veículos 100% elétricos.
Uma das ações recentes da montadora é a sua aproximação com a Fórmula 1, por meio de uma colaboração técnica com a equipe Haas. O automobilismo mundial está se preparando para utilizar combustíveis neutros em carbono após 2025, podendo estar em alinhamento com as ambições da Toyota.
Embora a fabricante do Japão não tenha planos imediatos para a produção dos motores para a F1, essa parceria reforça o direcionamento para combustíveis sustentáveis. Isso aceleraria a adoção dos novos propulsores híbridos da fabricante, colocando a marca em alinhamento com as exigências ambientais mundiais.
Esses motores híbridos irão ser parte de uma nova combinação com os propulsores de quatro cilindros. Dois principais modelos de tecnologia foram confirmados: um motor 1.5 e outro 2.0. Essas alternativas assegurarão a versatilidade e eficiência, competindo de maneira direta com tecnologias inovadoras de outras marcas asiáticas.