Um sistema gratuito de gestão empresarial, chamado de Gestão Sampa, terminou o mês de novembro de 2024 com mais ou menos 1,5 mil empreendedores cadastrados. A plataforma lançada em outubro do ano passado pela Ade Sampa, uma organização da prefeitura de São Paulo que oferece suporte a pequenos e micro negócios nas periferias de São Paulo, permite que empreendedores cadastrem lojas virtuais, clientes, produtos, serviços e fornecedores, também gerenciem estoques, orçamentos, preços e pedidos.
Para utilizar o sistema, é necessário que a pessoa tenha uma empresa ativa e fazer o cadastro no site da Gestão Sampa.
O sistema foi pensado principalmente para MEIs (microempreendedores individuais), microempresas, porém não há restrições nos requisitos. Empreendedores que não moram em São Paulo também conseguem fazer o cadastro.
Falta de letramento digital é um desafio para o sistema
De acordo com Renan Vieira, o diretor-presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), a escassez de letramento digital é um dos desafios para que a plataforma seja amplamente utilizada. “É um desafio inserir mais pessoas no mundo digital, especialmente quem não nasceu dentro da tecnologia. Muitas pessoas ainda fazem o controle com papel e caneta”, disse.
“Também não é simples falar de sistema de gestão, e é preciso explicar alguns conceitos. Essa implementação, muitas vezes, exige uma readequação dos processos e da rotina do negócio. Deve existir uma disciplina para registrar as informações na plataforma, então algumas empresas são resistentes a mudar a forma como trabalharam a vida inteira”, afirma Vieira.
Uma das estratégias da Ade Sampa, explicar ao empresário que o sistema está ali para auxiliar a rotina do empreendimento. De acordo com Vieira, o empreendedor poderá otimizar o seu negócio e entender em tempo real se o empreendimento está dando certo após a adequação a essa rotina.
A entidade vem investindo em diversos canais para ser encontrada por mais empresários, principalmente nas redes sociais, com publicações no Instagram e TikTok, e em campanhas pagas no Google Ads. “Também frequentamos eventos presenciais de empreendedorismo e divulgamos nas nossas unidades fisicas, espalhadas pela capital paulista, em que os analistas conversam com os empreendedores e mostram algumas das oportunidades dentro da Gestão Sampa.”