O MME (Ministério de Minas e Energia) divulgou que a LT (Linha de Transmissão) que liga Rio Branco, no Acre, as cidades de Feijó, também no Acre e Cruzeiro do Sul (Acre) vai viabilizar e gerar uma economia anual de R$ 240 milhões aos clientes de energia elétrica do país.
A LT começou sua operação na última segunda-feira, 16 de dezembro.
A pasta prevê uma economia com o término da dependência do uso de 6 milhões de litros de óleo diesel, que são consumidos por ano em centrais produtoras para suprir a demanda local. Os testes na LT foram feitos para analisar a integridade e confiabilidade, antes de entrar em operação na segunda-feira.
“Essa integração representa um marco para o Acre, em especial para Cruzeiro do Sul, que passará a contar com maior segurança elétrica e uma solução mais limpa e econômica”, disse o MME, através de um comunicado.
As obras foram feitas no âmbito do programa Energias da Amazônia, determinado pelo Decreto nº 11.648/2023. O programa tem o propósito de reduzir a dependência de produção de energia a partir de óleo diesel na região amazônica.
MME apresenta estudo sobre o mercado de gás natural
O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou um evento nesta semana para apresentar uma pesquisa de Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre Competitividade de mercados de Gás Natural – As Experiências Internacionais em Programas de Gas Release.
O lançamento estava marcado para a última quinta-feira, 12 de dezembro. A pauta desenvolveu uma investida da pasta após sair do Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), aprovado na última terça-feira, 3 de dezembro, pela Comissão de Infraestrutura do Senado (CI).
O projeto que gera o Paten passou por alterações cruciais pelo relator, senador Laércio Oliveira (PP-SE) no final de novembro. Oliveira retirou medidas que apontavam as causas para a concentração do fornecimento de gás natural, na prática, aplicáveis apenas à Petrobras.