A geoengenharia solar é uma abordagem que vem ganhando destaque nos debates sobre mudanças climáticas, uma vez que oferece possibilidades promissoras para diminuir os efeitos do aquecimento global.
Por isso, a geoengenharia solar é vista como uma das estratégias propostas, usando tecnologias inovadoras com o propósito de refletir parte da radiação solar de volta ao espaço.
Mesmo essa área sendo relativamente nova quando se trata de sustentabilidade, pesquisas já a indicam que uma ação complementar na proteção do meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.
Entenda o que é a Geoengenharia solar?
Geoengenharia solar é uma técnica com o propósito de diminuir o aquecimento global ao refletir parte da radiação solar de volta ao espaço.
Esse processo é feito através de intervenções tecnológicas na atmosfera, por exemplo, a injeção de partículas reflexivas ou a criação de nuvens artificiais.
Aqui, o propósito é de diminuir a quantidade de calor que alcança à superfície da Terra, ajudando a diminuir os efeitos das mudanças climáticas.
A geoengenharia solar funciona através de diferentes técnicas para diminuir a quantidade de radiação solar que alcança o planeta, ajudando a controlar o aquecimento global.
Um dos métodos mais analisados é a injeção de aerossol estratosférico (SAI), que abrange a pulverização de substâncias como carbonato de cálcio na estratosfera, a em torno de 20 km acima da superfície terrestre. A objetivo é que essas partículas reflitam parte da luz solar de volta ao espaço, reduzindo as temperaturas globais.
Segundo uma publicação da Nature Magazine, essa técnica foi inspirada em eventos naturais, como a erupção do Monte Pinatubo, nas Filipinas, em 1991. Na ocasião, o vulcão liberou milhões de toneladas de dióxido de enxofre na atmosfera, criando uma camada de partículas que resfriou a Terra em cerca de 0,5 °C durante 18 meses.
Além da injeção de aerossóis, outras maneiras de geoengenharia solar incluem:
- espelhos orbitais: seriam colocados no espaço para desviar parte da radiação solar;
- branqueamento de nuvens: uma técnica com o propósito de tornar as nuvens marinhas mais reflexivas ao aumentar sua concentração de gotículas de água salgada, auxiliando a refletir a luz solar para fora da Terra.