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Contas de Energia > Notícias > Primeiro carro elétrico fabricado no Brasil da BYD é o Dolphin Mini
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Primeiro carro elétrico fabricado no Brasil da BYD é o Dolphin Mini

A produção do Dolphin Mini marca a primeira vez que um carro elétrico será fabricado em série no Brasil.

Isabela Oliveira
Última atualização: 06/12/2024 19:11
Isabela Oliveira
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No mercado automobilístico brasileiro, a BYD vem se preparando para produzir carros de passeio em território nacional. A fábrica, situada em Camaçari, Bahia, vai iniciar operações em março, com o foco principalmente em dois modelos: o Song Pro e o Dolphin Mini. A produção do Dolphin Mini, particularmente, marca a primeira vez que um carro elétrico será fabricado em série no Brasil, enfatizando um avanço expressivo para a indústria nacional de automóveis.

O histórico dos veículos elétricos no Brasil não é novo. O modelo Gurgel Itaipu E150, mesmo sendo o primeiro veículo elétrico latino-americano, não atingiu a produção em massa na década de 1970. Tornando o passo da BYD ainda mais relevante, fortalecendo a retomada do interesse e investimento na produção de veículos elétricos nacionalmente.

Para a fabricação do Dolphin Mini, a BYD vai adotar uma estratégia de montagem em kits semi-desmontados, também conhecida como SKD (Semi Knocked Down), na primeira etapa do projeto. Esses kits já se encontram disponíveis na planta de Camaçari, garantindo um início rápido na produção. No entanto, a partir de agosto, a empresa promete evoluir para uma “produção total”, onde processos como pintura e estamparia vão ser realizados inteiramente no Brasil.

O objetivo é chegar a um índice de nacionalização de 70% assim que a produção estiver estabilizada, o significando que a maior parte dos componentes vai ser fabricada no país, fortalecendo a economia local.

Em relação às expectativas de mercado, o Dolphin Mini quer ganhar uma parte significativa. Na primeira fase de produção, a BYD prevê uma capacidade de produzir 150 mil unidades anuais, com a possibilidade de duplicar esse número em uma fase posterior. Parte dessa produção vai ser direcionada à exportação, expandindo o alcance do veículo além das fronteiras brasileiras.

Confira as projeções da BYD:

  1. Capacidade inicial: 150 mil unidades/ano.
  2. Capacidade na segunda fase: 300 mil unidades/ano.
  3. Exportação: Parte da produção vai ser direcionada ao mercado externo.

Um fator importante para o sucesso do Dolphin Mini será a estratégia de valores agressivos que a BYD planeja adotar, potencialmente comercializando o modelo por um preço mais competitivo, perto dos R$ 100 mil, a depender das flutuações cambiais.

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