A consultoria InfoLink Consulting informou o ranking dos dez fabricantes de baterias de íon-lítio com maior número de vendas no mundo em 2024. A pesquisa leva em consideração os dados registrados nos primeiros nove meses do ano. No período, o mercado mundial tem acumulado 202,3 GWh comercializados, aumento de 42,8% em comparação com o mesmo intervalo do ano passado.
De acordo com a análise, a concentração do setor seguiu elevada, com as dez principais marcas correspondendo por mais de 90% do mercado. Ao mesmo tempo, a competição entre as líderes continuou intensa, com uma diferença de market share menor que 1% entre as seis líderes.
A CATL continuou na primeira colocação como líder global, em segundo a EVE, seguidos da Energy, BYD, Hithium e REPT BATTERO nos cinco primeiros lugares. Com o domínio de empresas chinesas, a participação de fabricantes sul-coreanas reduziu, com LG e SDI estando em 10º e 11º, respectivamente.
Nos primeiros nove meses de 2024, os embarques de células de armazenamento de energia para produção centralizada alcançaram 180 GWh, aumento anual de 49,4%. Os cinco primeiros lugares, CATL, EVE Energy, Hithium, CALB e BYD, são líderes de mercado, com as duas primeiras correspondendo por 55% de market share.
No mesmo período, os embarques de baterias estacionárias de pequeno porte corresponderam a 22,3 GWh, aumento anual de 5,2%. As cinco marcas principais foram EVE Energy, REPT, Ampace, Great Power e Gotion High-tech.
O relatório aponta uma disputa intensa e redução de concentração no setor, com a participação das cinco líderes reduzindo para um número menor que 70%. A InfoLink enfatiza que o mercado residencial vem se tornando menos dependente da Europa e América, com demanda avançando para Ásia, África e América Latina.
As 10 marcas de baterias mais vendidas nos primeiros nove meses deste ano
- CATL
- EVE Energy
- BYD
- Hithium
- REPT BATTERO
- CALB
- Gotion High-tech
- Great Power
- AESC
- Samsung SDI