Empreendedores que desenvolveram seu próprio negócio em torno da energia fotovoltaica, alcançaram um faturamento de mais de R$ 15 mil ao mês, segundo o recente levantamento sobre a atuação dos profissionais no Brasil realizada pela 77sol.
Além disso, a média mensal do profissional responsável pela instalação dos painéis solares, chamados de integrador solar, fica em torno de R$ 7 mil.
O mercado de energia solar no Brasil já gerou, direta e indiretamente, cerca de 264 mil empregos ao longo do último ano, posicionando o país como quarto no ranking de empregos no setor ano passado, de acordo com a IRENA (Agência Internacional de Energias Renováveis).
O empreendedor solar tem atuação em diversas áreas, desde a venda e instalação de energia solar, até a produção de projetos fotovoltaicos, avaliação de kits solares e suporte pré e pós-venda aos consumidores.
Carreira no setor de energia solar é rentável
Segundo o CEO e fundador da 77sol, Luca Milani, além de ser uma carreira com alta rentabilidade, o setor de energia solar ainda possui bastante espaço para novos empreendedores, uma vez que é um mercado em expansão, porém ainda com pouca mão de obra qualificada pronta para atuar.
“Vale ressaltar também que a tendência é que a demanda por energia solar aumente cada vez mais daqui pra frente e à medida que isso acontece, as oportunidades para inovar e prosperar no setor também se expandem e chegam a níveis praticamente ilimitados”, afirma.
Para ser um empreendedor nesta área é necessária uma formação técnica em cursos de energia solar ou formações em engenharia, que fornece uma base sólida em princípios científicos e tecnológicos. Além disso, também é preciso investir em treinamento contínuo, acompanhando as inovações tecnológicas e regulamentações do setor.
“Com o alto interesse em energia solar no Brasil, tanto por grandes empresas, quanto por proprietários de imóveis residenciais e pequenos comércios, já existem diversos cursos e formações de qualidade disponíveis no mercado que contribuem para o conhecimento na área e impulsionam novos empreendedores no setor”, finalizou Milani.