A Honda, uma das maiores montadoras de motos do mundo, anunciou dois novos modelos de motocicletas elétricas, a EV Fun Concept e a EV Urban Concept, no EICMA 2024, uma das feiras principais de motocicletas do mundo, que ocorreu em Milão, na Itália. A fabricante japonesa tem como propósito alcançar a neutralidade de carbono em todos os seus produtos e operações até 2050 e ainda neutralizar as emissões de carbono de todos os modelos de motos até a década de 2040.
A Honda estabeleceu o ano de 2024 como o ponto de partida para o lançamento mundial de suas motocicletas elétricas, iniciando a sua entrada em grande escala nesse mercado. Até 2026, a empresa entende essa etapa como uma fase inicial, preparando o caminho para uma ampliação dos negócios.
Ainda sem divulgar muitas especificações técnicas sobre os novos modelos, a fabricante do Japão promete que as novas EV Fun Concept e a EV Urban Concept são o início da nova geração de motos elétricas da Honda.
Ainda não há previsão para que os modelos conceito apresentados em Milão sejam produzidos em escala. No entanto, a Honda promete apresentar globalmente 30 modelos elétricos até 2030.
EV Urban Concept
Promete trazer a lado da Honda para a mobilidade elétrica urbana, desenvolvido para se integrar harmoniosamente com as pessoas e o ambiente urbano. Com design minimalista e sofisticado, fornece uma interface homem-máquina (HMI) intuitiva, além de experiências inovadoras que juntam software e hardware. Com esse conceito, a Honda busca ampliar a liberdade de mobilidade e expandir as possibilidades de locomoção para um público cada vez maior.
EV Fun Concept
Oferecendo um alto desempenho de “pilotagem, curvas e frenagem” das tecnologias da Honda, o EV Fun Concept promete entregar uma condução silenciosa e sem vibrações, exclusiva dos modelos elétricos. Com chassi leve e de fácil manuseio, desenvolvido em torno de uma bateria fixa, ele oferece uma experiência diferente das motos a combustão. A Honda acredita que essa nova experiência elétrica vai enriquecer o estilo de vida dos motociclistas.