Ao longo dessa semana, habitantes de 19 bairros de Manaus e áreas rurais próximos devem se preparar para enfrentar algumas horas sem energia elétrica. A companhia Amazonas Energia incluiu ruas nessas localidades em seu cronograma de desligamentos programados.
Os bairros que vão ser atingidos são: Nova Cidade, Dom Pedro I, Gilberto Mestrinho, Parque Dez, Tarumã, São José III, Redenção, Flores, Colônia Antônio Aleixo, Educandos, Nossa Senhora Graças, Compensa, Adrianópolis, Cidade Nova, Lago Azul, Tarumã-Açu, Alvorada, Japiim e Praça 14.
Os desligamentos vão começar no turno matutino, indo até o vespertino, com o propósito de aprimorar o sistema elétrico desses locais. Para que não aconteça mais nenhum apagão repentino.
A empresa afirma que em caso de condições climáticas não favoráveis ou um andamento mais rápido dos serviços, os desligamentos programados para o sistema de luz elétrica nos bairros de Manaus podem sofrer mudanças.
Recente apagão em Manaus
Sete bairros em Manaus ficaram sem energia elétrica no domingo, dia 8 de setembro, devido a uma pane em uma linha de transmissão. O problema foi identificado por volta das 16h30 e se prolongou até a madrugada de segunda-feira, dia 9 de setembro, deixando os bairros sem energia elétrica por quase dez horas.
O motivo foi o desligamento da linha de transmissão de 69 KV, Manaus-Santo Antônio, segundo a concessionária Amazonas Energia.
A companhia comunicou em nota, que enviou equipes para o local onde a pane aconteceu para retomar o fornecimento de forma mais rápida possível.
“As equipes de manutenção foram acionadas e trabalham na resolução do problema com a maior brevidade possível” disse o comunicado.
Ainda conforme a concessionária, os serviços foram finalizados às 2h02, iniciando o processo de normalização da energia nas áreas que foram afetadas pelo desligamento.
Em um comunicado, o Procon-AM (Instituto De Defesa Do Consumidor Do Amazonas) informou que notificará a concessionária Amazonas Energia por causa do apagão.
“A notificação exige explicações detalhadas sobre a causa do incidente, medidas adotadas para a resolução problema e providências para evitar recorrências”, diz na nota.