Você sabe o que fazer em casos de acidentes que envolve choques elétricos? No Brasil, o tempo chuvoso e com tempestades, normalmente do fim ao início do ano, eleva as chances de contato entre a água e a energia elétrica.
Com isso, o Ministério da Saúde deu algumas dicas de como você pode e deve agir em casos de choques elétricos; veja:
- Peça ajuda para o Corpo de Bombeiros 193 ou SAMU 192;
- Desligue a eletricidade;
- Se não for possível, afaste a pessoa da fonte de energia usando materiais secos e que não conduzem eletricidade, como madeira, panos grossos ou borracha;
- Se a pessoa estiver inconsciente e sem respirar, se certifique de que os profissionais estão a caminho e inicie a massagem cardíaca até que a ajuda chegue;
Os impactos do choque elétrico variam conforme o tempo de exposição, local de contato, trajeto da corrente pelo corpo e a intensidade. Confira algumas possíveis complicações:
- Queimadura elétrica no local de contato;
- Problemas cardíacos;
- Lesões neurológicas e renais;
Quando a descarga elétrica é muito intensa, a chance de morte imediata é mais alta.
Veja também essas dicas de segurança da eletricidade durante as tempestades
- Desligue o disjuntor principal, se necessário;
- Retire aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Não toque em equipamentos elétricos com as mãos molhadas;
- Atente-se às crianças: tampe tomadas e deixe fios fora de alcance;
- Não instale, desligue ou remova antenas enquanto estiver chovendo;
Acidentes com choque elétrico foram altos em 2023
Com o período chuvoso, os riscos de choques elétricos em áreas urbanas aumentam em função do contato com fios energizados. De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, apenas em 2023, ocorreram 2.089 acidentes elétricos e 781 mortes, envolvendo choques, incêndios e raios. O professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Luciano Duque, alertou para prestar atenção redobrada e aponta como prevenir acidentes com fios ou postes de energia nas chuvas.