As pilhas recarregáveis custam mais que as tradicionais, porém contam com a vantagem de serem reutilizadas milhares de vezes. Por causa disso, ajudam na economia de dinheiro a longo prazo.
Essas pilhas recarregáveis não são todas iguais. O teste do Guia de Comprar do g1 realizado em 2023 apontou que algumas delas são mais potentes que as outras. Até os carregadores são diferentes, uns sendo mais rápidos que os outros.
Escolher uma pilha, seja ela recarregável ou não, depende do tipo de uso. As principais diferenças entre elas são:
- Pilhas comuns: são indicadas para usar em produtos que, se falharem, não irão comprometer o consumidor. Por exemplo, são boas para usar em brinquedos, relógio de parede e controle remoto.
- Pilhas alcalinas: são mais potentes e indicadas para itens de maior carga e durabilidade, como alarmes, lanternas, câmeras fotográficas e controles de videogame. Porém são mais caras que as comuns.
- Pilhas recarregáveis: substituem as normais e as alcalinas, com a vantagem de durar mais devido as recargas. São mais caras que as alcalinas, no entanto podem ser reutilizadas.
O teste do ano passado apontou que as pilhas recarregáveis possuem boa duração em vários eletrônicos utilizados durante a avaliação.
A comparação ainda mostrou que nem todas as marcas são iguais, por exemplo, a Duracell, teve uma duração maior que a das concorrentes Elgin, Multi e Philips.
Qual a capacidade desse tipo de pilha?
“Chamamos de capacidade energética de uma pilha o quanto de energia ela fornece e durante quanto tempo”, explica o coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP, Paulo Takeyama, em entrevista ao portal g1 em julho do ano passado.
Essa capacidade é medida em ampère-hora (aH) ou miliampere-hora (maH).
Por exemplo, uma pilha AA comum, possui uma capacidade energética menor (entre 400-1800 mAH) e duração que a alcalina (na faixa dos 2.800 mAH).
As pilhas recarregáveis variam entre 950 mAH (tamanho AAA, ou pilhas palito) e 2.550 mAH (tamanho AA, o mais comum).
O importante no tempo de carregamento é a quantidade de pilhas no aparelho.
É necessário esperar entre 3h e 6h para carregar duas pilhas e entre 4h e 10h (ou mais) para quatro pilhas terminarem a recarga ao mesmo tempo, segundo a análise do g1.