A Eletrobras (ELET3; ELET6) formalizou o começo das operações na N5X, a futura bolsa de energia para negociação no mercado livre.
Nesta etapa inicial, a plataforma da N5X permitirá que os participantes do mercado de energia do Ambiente de Contratação Livre (ACL) formalize contratos padrão, conforme as leis e regulação do setor, entre elas, as regras da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
“A Eletrobras estruturou a área de comercialização no início deste ano e tem registrado crescimento significativo tanto no número de clientes consumidores quanto nas interações e negociações com o ambiente de trading. Essa expansão, que deverá se acentuar nos próximos meses, exige a segurança de uma plataforma que apresente soluções como a contraparte central, além de expertise e sócios relevantes, como é o caso da N5X. Estamos certos de que esta nova ferramenta tem todo o potencial para oferecer segurança e qualidade para os diferentes agentes do ACL”, afirma Ítalo Freitas, o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia.
“A Eletrobras, assim como tantas outras organizações do setor, entende que é importante que o Brasil evolua na direção do que já é amplamente utilizado em outros países e a criação da contraparte central é um importante passo para o amadurecimento do ambiente de comercialização brasileiro, além de potencializar a atração de agentes internacionais”, destaca Dri Barbosa, a CEO da N5X.
A CCP (contraparte central) é o que transmite segurança aos investidores, já que se responsabiliza pelo risco de crédito, assumindo o papel de vendedora ou compradora nas operações, o que garante a realização das transações. Neste caso, a negociação, não acontece diretamente entre um investidor e outro, porém entre o investidor e a CCP.
Aneel publica edital
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez uma publicação de um edital com o propósito de credenciar empresas com especialização em prestar serviços de suporte a trabalhos de fiscalização nas permissionárias, concessionárias e autorizadas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica.
O processo de coleta dos pedidos de credenciamento de empresas para o Edital de Credenciamento nº 1/2024-SFT/ANEEL já se iniciou.