Quando um investimento é realizado, alguns cuidados devem ser mantidos para continuar operacional. E isso acontece através de duas ações, principalmente:
- boas práticas de conservação;
- rotina programa de monitoramento, limpeza e manutenção do sistema.
Portanto você já sabe que é importante realizar a manutenção da usina solar. Pois é isso que garante a eficiência do sistema conforme o planejamento. Além disso, você consegue manter a vida útil dos equipamentos na média, pelo menos.
Quanto melhor você cuidar do seu patrimônio, mais o sistema irá durar e você vai poder utilizá-lo por décadas sem se preocupar com a substituição de peças.
Lembrando que: geralmente, um inversor solar tem prazo estimado de 15 anos; as placas solares, de 25 anos ou mais. E todo o kit solar, até 40 anos.
Assim como acontece com maquinários industriais ou mesmo automóveis, a manutenção da usina solar pode ser feita três formas:
- manutenção preventiva;
- manutenção preditiva;
- manutenção corretiva.
Confira os diferenciais de cada uma delas!
Manutenção preventiva
É realizada como seu nome sugere: em caráter preventivo. Isso quer dizer que você não precisa esperar ter um problema para consertá-lo, mas programar, antecipadamente, eventuais reparos para que os riscos de imprevistos sejam consideravelmente menores.
Manutenção preditiva
Tem como propósito a realização de tarefas de limpeza e manutenção de acordo com as especificações de cada componente.
Por exemplo: se uma peça tem 5 anos de uso, aproximadamente, a manutenção preditiva te ajuda a identificar o melhor momento para trocá-la e, assim, garantir que o seu sistema continue operacional, eficiente e com o melhor desempenho possível e sem riscos de problemas.
Manutenção corretiva
Acontece de modo reativo. Isto é: após um problema. Tende a ser prejudicial porque causa um impacto na rotina de geração de energia de modo imprevisto e, normalmente, um reparo corretivo custa mais do que a substituição preventiva.
Cuidados com o sistema de energia solar
- Atente-se ao dimensionamento do sistema de energia solar
O dimensionamento é a etapa do projeto em que a empresa calcula o consumo do imóvel e define o total de placa de energia fotovoltaica é necessário para atender às necessidades dos usuários.
Se p dimensionamento não for realizado da forma correta, você não conseguirá a redução no consumo de energia elétrica que está procurando.
- Verifique a certificação dos equipamentos
É o INMETRO que faz a certificação dos equipamentos usados no sistema de energia solar, garantindo mais confiabilidade aos produtos usados.
- Pesquise sobre a reputação do fornecedor
Consulte as certificações que ela tem, sua capacidade de dimensionar com acerto o sistema fotovoltaico, o nível de conhecimento de seus funcionários e assim por diante.
Verifique se existe um suporte pós-venda.
- Avalie a eficiência da placa de energia solar
A placa fotovoltaica deve ter um elevado nível de absorção e um índice mais baixo de refração.
Fique atento a esses pontos quando realizar a compra de um sistema de energia solar. Com isso, você vai ter a certeza de que fez um bom investimento e o custo-benefício valeu a pena!