A BYD Indústria de Baterias LTDA, anunciou na última terça-feira, 22 de outubro, novos investimentos em uma nova fábrica de baterias no Polo Industrial de Manaus (PIM) durante a reunião com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A fabricante chinesa, conhecida por atuar no setor de veículos elétricos e tecnologia de energia solar, comunicou a expansão de sua planta industrial com a instalação de uma linha de produção dedicada a “blades”, a nova geração de módulos de baterias, que vão ser usados na fabricação de ônibus elétricos.
A BYD também informou a criação de uma nova linha para a produção de barramentos. Esses componentes vão atender tanto as fábricas situadas na Zona Franca de Manaus (ZFM), como também nas instalações de São Paulo e da nova fábrica na Bahia, onde a montadora já produz veículos leves elétricos.
Importância de novos investimentos
O encontro, realizado na sede da Suframa, teve a participação do superintendente Bosco Saraiva e de uma comitiva da BYD, representada por Johnny Jiang, o diretor-geral da planta em Manaus, e pela responsável tributária Liza Ribeiro, além de outros representantes como Cleber Costa (supply chain) e Wilson Filho (engenharia).
No decorrer do encontro, foi destacada a importância de novos investimentos da empresa para a região, principalmente em relação ao aumento da geração de empregos.
Segundo Liza Ribeiro, a expansão da planta deve gerar entre 75 e 90 novos postos de trabalho. “Nossa fábrica é altamente automatizada, mesmo assim conseguiremos criar novas vagas de emprego”, disse Liza, apontando o impacto positivo dos investimentos para o desenvolvimento econômico da região.
Localizada na Zona Franca de Manaus desde 2019, a BYD começou suas operações no ano seguinte, em 2020, focando na produção de módulos elétricos voltados para ônibus. A montadora está se destacando por seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, colocando-a como um dos principais players no mercado de veículos elétricos no Brasil.