A Agência Internacional de Energia (IEA) analisou que, conforme as políticas determinadas por governos em todo o mundo, o mercado de veículos elétricos deve crescer em torno de 50% até 2030, quando deve superar este patamar. Assim, em 2035 mais do que um a cada dois carros vendidos deve ser elétrico.
Hoje em dia, um dos mercados de automóveis elétricos de maior crescimento é a China, onde a maioria dos veículos elétricos vendidos ano passado, já foi mais barata do que seus equivalentes a combustão interna.
No país asiático, a eletrificação da frota, a rede de ferrovias de alta velocidade que mitigam o uso de aviões e o uso de caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL) são as principais razões para a limitação do crescimento da demanda de petróleo, de acordo com o IEA. Esta situação é relevante pois, na última década, a China puxou em torno de 60% do acréscimo global na demanda por petróleo.
Com isso, o uso de veículos elétricos deve reduzir a demanda por petróleo em 6 milhões de barris por dia em 2030, chegando a uma redução de 13 milhões de barris por dia em 2035, de acordo com as estimativas da IEA.
Carro elétrico no Brasil
O avanço dos carros elétricos no Brasil e no mundo está ligado a urgência da descarbonização e à redução das emissões de CO2, principalmente no setor automotivo. Com a transição energética como prioridade global, marcas e consumidores buscam alternativas mais ecológicas e eficientes para a mobilidade. Esse movimento é estimulado por inovações tecnológicas e mudanças nas expectativas dos consumidores, como revela a pesquisa “Da Indiferença à Paixão: A Jornada do Engajamento Através das Gerações”.
O caminho para a adoção dos veículos elétricos reflete na transformação das percepções ao longo das gerações. Gerações mais jovens, como Z e Y, demonstrou o maior interesse por tecnologias de ponta, como os veículos híbridos e elétricos. De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados dessas gerações já têm ou pretendem adotar um veículo eletrificado. A percepção de que os carros 100% a combustão são obsoletos se faz cada vez mais presente, destacando o desejo de inovação e modernidade.