A CEO global da GM (General Motors), Mary Barra, em um discurso na Cúpula das Mulheres Mais Poderosas do Mundo, da revista Fortune, afirmou que houve alterações estruturais na China depois da crescente adoção de híbridos e veículos elétricos no país.
De acordo com ela, a General Motors, tomou medidas para capitalizar a crescente importância dos veículos elétricos e busca se destacar, mesmo com mais de cem empresas chinesas enchendo o mercado com opções de baixo custo, muitas das quais ainda não estão ganhando dinheiro, afirmou,
“Tornou-se uma corrida para o fundo do poço, com os preços e o nível de subsídios”, disse Alyson Shontell, executiva ao editor-chefe da Fortune, na última quarta-feira, 16 de outubro.
Barra disse que acredita no livre-comércio e na concorrência baseada em qualidade do produto e no valor para o cliente. Porém, em relação a China, as coisas são complicadas. Diversas nações impuseram tarifas sobre a importação de veículos elétricos chineses, como os EUA e o Canadá. A União Europeia comunicou uma tarifa de até 48% sobre os veículos fabricados no país asiático no início deste mês.
Joe Biden, presidente americano elevou o custo da tarifa sobre os veículos elétricos chineses para 100% no início de 2024 para “proteger os fabricantes americanos das práticas comerciais injustas da China”.
As entregas do terceiro trimestre da GM na China reduziram em 21% em comparação com o ano anterior, em relação com uma baixa de 2% em relação ao ano anterior no mercado americano. Mesmo assim, os grandes investimentos da empresa em veículos elétricos trouxeram dividendos, com “veículos de energia nova”, como carros elétricos a bateria e híbridos plug-in, ultrapassando as comercializações de veículos de combustão interna na China pela primeira vez.
A GM demitiu funcionários nos últimos meses, e Barra disse que a companhia está reestruturando seus negócios na região com o auxílio de parceiro local SAIC. Mesmo com as recentes vendas sem brilho, Barra disse que a GM está comprometida com o mercado chinês.
“A China ainda é um mercado importante”, afirmou. “É o maior mercado e ainda tem um enorme potencial de crescimento.”