Como uma das fontes de energia renováveis mais populares do mercado é comum a pergunta: a energia solar vale a pena para as indústrias?
Por ser uma fonte de energia sustentável, isto é, que não agride o meio ambiente, a energia solar vem ampliando consideravelmente no território nacional nos últimos, sobretudo graças aos incentivos fiscais.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), até final do ano passado, a capacidade de energia solar instalada no Brasil superou a marca de 28 gigawatts.
Com esse aumento, a energia solar agora corresponde por cerca de 7% da matriz energética elétrica brasileira. E a estimativa que ela continue ganhando cada vez mais espaço, com metas para alcançar até 50 gigawatts de capacidade instalada até 2030, de acordo com as mesmas entidades.
O contexto continua favorável para essa expansão: hoje em dia, nosso país possui diversas políticas de incentivo para a energia solar, incluindo o sistema de compensação de energia (net metering), permitindo que os consumidores gerarem sua própria eletricidade e abata o excedente na conta de luz.
Tudo isso demonstra o quanto essa fonte renovável continua sendo bastante relevante por aqui, o que justifica o investimento de diversos setores empresariais nesse tipo de geração de energia.
A aquisição de energia solar no Brasil pode acontecer de várias formas, sendo que os consumidores que estão adotaram o Mercado Livre de Energia (MLE) possuem esse acesso facilitado.
Além disso, algumas regiões do Brasil possuem incentivos fiscais, como a isenção de ICMS ou IPVA, para a instalação desses sistemas. Assim, vale a pena verificar as facilidades disponíveis na sua localidade.
De qualquer forma, o mais importante é realizar uma análise de viabilidade técnica e econômica, avaliar as opções de fornecedores e considerar os impactos no custo e na estratégia de sustentabilidade da empresa.