Um levantamento da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo informou que o apagão que atingiu a região metropolitana desde a última sexta-feira, 11 de outubro, já causou prejuízos de R$ 1,65 bilhão aos setores de varejo e de serviços. A falta de eletricidade ainda está afetando em torno de 250 mil residências na Grande São Paulo.
Em nota, o órgão disse que o cálculo foi baseado nas perdas brutas, isto é, o faturamento que os dois setores não registraram no período do blecaute.
“Esse valor deverá ser maior, porque a empresa responsável pela distribuição de energia, a Enel, ainda não forneceu respostas concretas sobre o retorno do serviço à totalidade dos imóveis que dependem da rede”, informou a entidade.
Prejuízos de meio bilhão
O cálculo da Fecomercio aponta que somente o varejo paulistano teve prejuízos de pelo menos R$ 536 milhões. “No caso dos serviços, as perdas somaram R$ 1,1 bilhão”, disse.
De acordo com a Fecomercio, os dados levam em consideração que o comércio de São Paulo fatura nos fins de semana, em média, R$ 1,1 bilhão por dia, enquanto os serviços têm receitas de R$ 2,3 bilhões.
A federação ainda informou que desde sexta-feira está trabalhando para colaborar com os setores mais afetados pelo novo blecaute, além de debater com autoridades, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica e a Prefeitura de São Paulo. A entidade também cobra da Enel que “faça a restauração da distribuição com o máximo de urgência possível”.
Na atualização mais recente, divulgada na manhã de terça-feira, 15 de outubro, a Enel disse que “tem trabalhado incessantemente, desde a noite de sexta-feira, quando a área de concessão foi atingida por rajadas de vento de até 107 km/h, provocando danos severos na rede elétrica”.
“A companhia reforçou as equipes próprias em campo, recebeu apoio de técnicos de outras distribuidoras e deslocou profissionais de outros estados. Até as 6h de hoje (15/10), cerca de 1,8 milhão de clientes tiveram a energia restabelecida. Técnicos da distribuidora seguem atuando para restabelecer o serviço para cerca de 250 mil clientes na Região Metropolitana de São Paulo”, informou a Enel.