Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), declarou no domingo, 13 de outubro, que a distribuidora de energia Enel não cumpriu o plano de contingência para eventos climáticos extremos e colocou em campo menos funcionários do que era o esperado após as chuvas que atingiram Estado de São Paulo.
“A percepção que nós temos a respeito da recuperação do serviço é que ela [Enel] de fato não tem atendido todas as expectativas com relação ao ano passado”, disse Feitosa aos jornalistas, de acordo com o portal de notícias g1.
A diretoria da Aneel disse ter solicitado que o setor de fiscalização intimasse a Enel e fizesse um relatório de falhas. A companhia vai ter 60 dias para se manifestar.
Guilherme Alencastre, o presidente da Enel, disse a jornalistas, que exista um plano de contingência e que este havia sido acionado, porém também afirmou que o evento climático foi “acima das previsões”.
São Paulo sem energia
Na última segunda-feira, 14 de outubro, o fornecimento de energia elétrica na Grande São Paulo para 537 mil clientes continua interrompido. O número foi atualizado pela distribuidora de energia Enel.
No total, 2,1 milhões de residências foram afetadas desde sexta-feira. De acordo com a empresa, 1,5 milhão de imóveis tiveram o serviço restabelecido.
De acordo com a Enel, em torno de 354 mil clientes estão sem energia na capital do Estado. Além de São Paulo, outras cidades também continuam sem energia, como Cotia (36.900 clientes sem energia), Taboão da Serra (32.700) e São Bernardo do Campo (28.100).
Em nota, a companhia afirmou que, no Rio de Janeiro e no Ceará, as equipes em campo receberam reforço de outras companhias.
“A Enel Distribuição São Paulo informa que até as 5h40 de hoje, 1,5 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado. A companhia segue trabalhando para restabelecer o fornecimento para 537 mil clientes impactados. As equipes em campo receberam reforço do Rio e Ceará e de outras distribuidoras. Na capital, cerca de 354 mil clientes estão sem energia. Municípios mais impactados: Cotia 36,9 mil clientes sem energia, Taboão da Serra, 32,7 mil; e São Bernardo do Campo, 28,1 mil”.