A quantidade de recursos liberados pela plataforma Meu Financiamento Solar, que é especialista em financiamento para projetos de energia solar, aumenta para 41% neste segundo trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço da empresa, a maior parte do crédito liberado foram direcionados a projetos de residências e empresas no estado de São Paulo.
Além de São Paulo, outros quatro estados estão inclusos na lista dos cinco maiores contratantes de crédito na plataforma Meu Financiamento Solar no segundo trimestre: Pará, Bahia, Mato Grosso e Pernambuco.
Para Carolina Reis, a diretora do Meu Financiamento Solar, o maior volume de liberação de créditos neste segundo trimestre é devido ao interesse cada vez maior dos consumidores brasileiros em adquirir a energia solar em suas residências, comércios e indústrias.
“Como temos grandes diferenciais em termos de inovação, serviços digitais e facilidade de contratação, somos muito demandados para apoiar os consumidores brasileiros de todas as regiões na transição para a tecnologia fotovoltaica e a consequente redução de gastos e autonomia energética”, disse a executiva.
De acordo com a pesquisa da consultoria Greener, de todas as conexões solares em telhados e pequenos terrenos dos últimos anos, aproximadamente 53% são disponibilizadas, em média, através do financiamento no Brasil.
De acordo com o Meu Financiamento Solar, do total de recursos liberados no segundo trimestre deste ano pela plataforma Meu Financiamento Solar, 48% foram direcionados para consumidores da classe C, um aumento de três pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023.
Já em comparação com os créditos liberados para os consumidores da classe A, há uma redução de um ponto percentual, caindo de 8% de representatividade no período em 2023 para 7% este ano. Em relação a liberações de recursos para a classe B, o patamar de 34% de representatividade foi mantido nos dois períodos.