A montadora chinesa, BYD, vai recolher em torno de 97.000 carros elétricos na China depois que a empresa identificou um problema no sistema de direção que pode provocar incêndios. O recall foi informado à Administração Estatal de Regulação de Mercado da China no último domingo, 29 de setembro de 2024). Os proprietários deverão ir até as concessionárias da companhia para realizar um reparo nos veículos.
Os carros com defeitos são dos modelos Dolphin e Yuan Plus, os dois mais populares da mondadora chinesa e que também são comercializados no Brasil. Entretanto, a companhia disse que os veículos que apresentam o defeito circulam apenas na China e não foram exportados. O recall é válido para os modelos que foram produzidos entre novembro de 2022 e dezembro de 2023.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve), no primeiro semestre de 2024, 18.667 carros do modelo Dolphin da BYD foram comercializados no Brasil. Já a quantidade de Yuan Plus vendidos em território nacional na primeira metade do ano foi de 1.332.
Ao portal Poder360, a BYD Brasil confirmou que o recall da montadora não irá impactar os proprietários dos carros no Brasil. Em nota, a empresa afirmou que os veículos destinados para exportação são produzidos de forma diferente e que o problema identificado se restringe apenas ao mercado interno chinês.
Leia a nota na íntegra:
“Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que se trata de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil.”
Algumas especificações sobre os modelos da BYD
O BYD Dolphin é a versão mais básica do Dolphin Plus, compartilhando muito do exterior, apenas mudando partes importantes. A maior mudança se encontra no motor menos potente, junto da bateria menor para garantir preço mais competitivo na concessionária.
O BYD Yuan Plus também é um SUV da marca chinesa, com foco em incomodar as vendas do T-Cross da Volkswagen e o Hyundai Creta, além do híbrido Toyota Corolla Cross Hybrid.