Através da Viva Energia, a Ludfor, comprou a Alka Energia, braço de geração distribuída da catarinense Agricopel. A Alka é responsável por 2 mil unidades consumidoras possuindo 25 MW de capacidade instalada, distribuída em 58 usinas das fontes hídrica, solar e térmica a biogás. O propósito da compra é a expansão a atuação da Ludfor no setor de geração distribuída.
“Já somos responsáveis por 60% do mercado livre de energia na região Sul e queremos expandir nossa operação por todo o país. A compra da Alka fortalece a presença da Ludfor, por meio da Viva Energia no mercado de geração distribuída e evidência o crescimento expressivo da nossa marca no setor energético”, destacou o diretor executivo da Ludfor, Douglas Ludwig.
O grupo possui 15 usinas em operação e 11 sendo construídas em estados do Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. No total, são 148 MW de capacidade instalada, com estimativa de alcançar a 200 MW em dois anos.
Na ocasião, a Ludfor está atuando em segmentos de negócio e tem sob gestão 4.400 clientes, em um consumo de em torno de 1.000 MW médios. Desses, 650 empresas passaram a ser atendidas pela companhia de janeiro a julho de 2024, com a abertura do MLE (mercado livre).
Em relação a geração de energia, e empresa estima investir mais de R$ 180 milhões em novas usinas até 2026, incluindo CGH, PCH e Solar.
A Viva Energia é uma vertente da Ludfor com atuação em geração distribuída.
A Ludfor
A Ludfor, uma empresa de gestão de energia elétrica que foi criada em 1995.
Na primeira metade dos anos 2000, o negócio chegou perto de fechar. Ocorreu um momento em que a energia foi cortada por falta de pagamento. Porém, a empresa contou com uma nova oportunidade de negócio: o mercado livre de energia.
Em 2006, a Tramontina, metalúrgica com faturamento bilionário da Serra, estava à procura de um novo prestador de serviço para trabalhar no mercado livre de energia. A Ludfor foi atrás, aprendeu sobre o assunto e mudou seu modelo de negócio.
Hoje, a empresa conta com 1.800 clientes e 4.00 unidades consumidoras.Nem 2023, o negócio teve m faturamento de 307,5 milhões de reais, um crescimento de 70% em relação ao ano anterior.