Como a produção de energia solar no Brasil vem crescendo ano após ano, de um jeito que ocupa um espaço cada vez maior na matriz energética do país, surgiu a necessidade de organizar esse mercado, para que o setor fosse corretamente representado, então a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar) foi criada.
A ABSOLAR é uma organização sem fins lucrativos, buscando congregar as empresas que fazem parte do ciclo produtivo do setor de produção de energia solar fotovoltaica em operação no Brasil.
Fundada em 2013, a associação tem como função a coordenação, representação e defesa de todos os interesses de seus membros associados quanto ao desenvolvimento do nicho produtivo do setor. Por isso, a ABSOLAR trabalha na promoção e divulgação da prática da utilização de energia solar no Brasil.
Confira seus objetivos:
- Representação e promoção do setor fotovoltaico brasileiro nacional e internacionalmente, tanto perante o governo quanto perante as outras empresas do setor elétrico, imprensa, sociedade e outros.
- Acompanhamento dos desenvolvimentos e os avanços tecnológicos do setor fotovoltaico, divulgando produções e informes que relatem as taxas de crescimento da energia solar no Brasil. Além disso, a ABSOLAR também divulga a seus membros as oportunidades presentes no setor, com editais, projetos e outros.
- Ponto convergente e espaço de debates entre as empresas de produção fotovoltaica, realizando reuniões e encontros estratégicos com autoridades do setor, desenvolvendo atividades em grupos de trabalho, assembleias e plenárias.
Quais suas missões e valores?
Sua missão é inserir e expandir o uso da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira, estimulando o desenvolvimento de um setor fotovoltaico nacional com qualidade, profissionalismo, competitividade e sustentabilidade.
A ABSOLAR tem como visão ser uma associação de referência do setor elétrico representando com legitimidade, ética e transparência as empresas e os profissionais do setor fotovoltaico brasileiro.
Nos valores da associação estão inclusos: profissionalismo, qualidade, ética e transparência, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, cooperação, colaboração e parceria entre os atores do setor fotovoltaico e os tomadores de decisão do país.