Alguns países estão buscando cada vez mais a transição energética de combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis, com isso, surge uma necessidade de desenvolver meios para o aproveitamento dessas fontes.
Mesmo com os painéis fotovoltaicos e as turbinas eólicas sendo implementados na maioria das vezes, esses dois sistemas apresentam limitações quanto à geração de energia. Enquanto a produção de energia das turbinas eólicas depende da velocidade do vento, os painéis fotovoltaicos são efetivamente não gerativos durante quase metade do dia.
Dito isso, uma turbina colocada no fluxo de água pode gerar energia constantemente, seja de dia ou de noite. Uma única turbina maremotriz pode produzir a energia gerada a partir de 12 painéis solares.
O projeto que está revolucionando tudo é o Darrieus, uma turbina maremotriz para pessoas que convertem os cursos de água em eletricidade gratuita. O único requisito para se beneficiar deste invento é viver perto de um curso de água. A companhia Idénergie, especializada em energias renováveis, fez diversas investidas na energia solar.
Aparelho de geração de energia bem diferente
Desta vez, a entidade decidiu concentrar seus esforços na água, por isso, após vários anos de estudo e desenvolvimento, lançou um produto diferente: uma hidroturbina para rios, capaz de alimentar uma casa. O aparelho é simples, consistindo em uma turbina construída em uma estrutura de metal inoxidável, ao lado de lâminas intercambiáveis. Sua aplicação não é difícil, basta colocá-la sobre o curso de um rio para que funcione.
A água é a responsável pelo movimento da turbina e produção de energia. Foi projetada para ser eficiente mesmo em águas pouco profundas e de pouca velocidade. Foi gerada com duas turbinas do tipo Darrieus, um modelo escolhido por sua facilidade de instalação e fabricação. Pode ser adaptada a uma profundidade de água de 60 cm e uma velocidade mínima de 1 m/s.
Uma de suas qualidades é o tipo de pás que a compõem. Sua criação não custa muito e são fáceis de substituir e enviar em caso de danos. Basta conectar o aparelho ao circuito elétrico para obter energia grátis. A corrente do rio possibilita o movimento das turbinas, que assim, ativam o gerador.
Após a ativação do gerador, sua energia que transformada em eletricidade devido a um conversor inteligente incorporado. A energia transformada é transmitida por meio de baterias por um cabo elétrico. Essas baterias se recarregam 24 horas por dia e, a partir daí, um inversor converte a corrente contínua (24-48 V DC) em corrente alternada (120 V AC) para alimentar dispositivos elétricos. Possui a capacidade de produzir 12 kWh por dia, isto é, quantidade suficiente de eletricidade para o abastecimento de uma casa pequena.