Os profissionais brasileiros que desejam investir em uma carreira na Finlândia, conhecido como o país mais feliz do mundo, poderão encontrar mais de 630 vagas abertas, para as quais podem se candidatar, no site da Work in Finland.
Os portais de companhias finladesas também publicam as posições que estão disponíveis. As oportunidades podem ser de cargos de liderança, como diretor de Marketing e Qualidade, até designer UX, arquitetos, enfermeiros, cuidadores de crianças, vendedores e desenvolvedores de jogos.
A Work in Finland estimula os talentos brasileiros a explorarem os sites das empresas e das cidades finlandesas. Apenas no segundo semestre deste ano, o país tinha mais de 40 mil ofertas de emprego.
A diretora de Soluções na Barona’s Global Talent Solutions, Marina Velikova, contou que no ano passado, a empresa recrutou mais de 700 profissionais de fora da Finlândia e ressaltou que a empresa está procurando especialistas em apoio técnico, arquitetos de sistemas, programadores de aplicações Java, instaladores e gestores de desenvolvimento de TI, consultores SAP, engenheiros de dados, cozinheiros, pintores industriais, operadores de processos alimentares, trabalhadores da produção alimentar etc.
“Nós oferecemos apoio no processo de imigração e relocalização para os contratados e, em alguns projetos, até formação linguística para auxiliar na ambientação aqui no país”.
Uma empresa finlandesa inovadora que fornece serviço interativo de educação musical, Yousician, também está em busca de candidatos com experiência em setores de negócios de produtos ou consumidores.
Áreas de TI são as mais procuradas
Segundo a Senior Talent Acquisition Partner, Lis Balaj, a empresa busca posições em áreas como dados, back-end, controle de qualidade e engenharia de confiabilidade de site. “A remuneração será ajustada de acordo com a senioridade e expertise dos candidatos, garantindo pacotes competitivos”, disse ela.
O programa vai ser financiado pelo plano plurianual de P&D do governo, visando atrair 85 novos pesquisadores de pós-doutorado entre 2025 e 2028, com salários em torno de 4.000 euros.
De acordo com a pesquisa Entrepreneur Gallup, realizada em abril deste ano, quase 40% das pequenas e médias empresas na Finlândia estão em busca de trabalhadores qualificados.
As empresas de tecnologia do país constantemente procuram profissionais nas áreas de desenvolvimento de software, ciência de dados, cibersegurança e inteligência artificial com uma base sólida na resolução de problemas e inovação. Qualificações em ciência da computação, engenharia ou áreas afins são fundamentais e a fluência em inglês é necessária, porém aprender finlandês possa ser vantajoso.