Na região Sul do Brasil, a semana começou com uma gradativa redução nas chuvas. Contudo, a partir da quinta-feira, uma frente fria promete trazer tempestades rígidas na região.
Confira a previsão do tempo para o resto na semana
A partir de hoje, o risco de tempestades inclui os três estados do Sul do país. Os maiores acumulados na semana acontecerão no noroeste do Rio Grande do Sul e sobre o Paraná. A frente fria que se deslocou pela costa do Sul brasileiro durante o fim de semana irá seguir para o oceano, gerando uma estabilização temporária do tempo.
Nos próximos dois dias, a alta pós-frontal vai trazer condições de tempo mais estáveis aos estados sulistas. Ainda que possa ocorrer chuva fraca na faixa leste, perderá a intensidade gradativamente. Ao longo desse período, o tempo firme vai ser predominante. Como a alta não é muito intensa, as temperaturas não cairão muito, variando entre 11 °C e 24 °C.
A partir de hoje (quarta-feira),18 de setembro, perturbações na média troposfera vão criar condições de chuva entre Santa Catarina e Paraná. A camada mais baixa da atmosfera, troposfera, é onde acontece quase todos os fenômenos meteorológicos. Perturbações nesta camada causarão instabilidade, resultando em pancadas de chuva isoladas e de forte intensidade, principalmente no Oeste desses estados.
As instabilidades tiveram início na madrugada de hoje no oeste do Paraná, em direção a Santa Catarina e demais regiões paranaenses no início da manhã. Regiões como o oeste do Paraná terá um potencial maior para tempestades pontuais. Mesmo com as chuvas, as temperaturas oscilarão entre 11 °C e 17 °C em Curitiba e entre 15 °C e 21 °C em Florianópolis. Já em Porto Alegre, a previsão é de sol entre nuvens, com mínimas de 14 °C e máximas de 24 °C.
Para o final da semana, uma nova frente fria vai trazer condições mais instáveis para o Rio Grande do Sul. Ainda que com um contraste térmico fraco, a nova frente vai ter um impacto expressivo, favorecendo chuvas fortes e tempestades intensas no estado. O maior efeito vai ser a partir da noite de quinta-feira, 19 de setembro, com ventos fortes e pancadas de chuva no Noroeste e centro-oeste gaúchos.
Entre a madrugada e a tarde de sexta-feira, 20 de setembro, a faixa de chuvas intensas vai cruzar o estado, com tempestades rígidas atingindo diversas áreas. As instabilidades durante a noite se irão se deslocar para Santa Catarina, embora com baixa intensidade. Os maiores acumulados de chuva, estimados em cerca de 70 mm, vão ocorrer no noroeste do Rio Grande do Sul.
Resumo
- segunda e terça-feira: predomínio de tempo firme com temperaturas amenas.
- quarta-feira: risco de tempestades no oeste do Paraná e Santa Catarina.
- quinta-feira: começo das instabilidades em função da nova frente fria no Rio Grande do Sul.
- sexta-feira: faixa de chuvas intensas cruzando o estado, se estendendo para Santa Catarina à noite.