A estiagem extrema que está atingindo grande parte do Brasil vai trazer efeitos na conta de luz dos brasileiros. Além dos incêndios, a seca causa um impacto no nível dos reservatórios hídricos, provocando o acionamento das térmicas para manter o equilíbrio do sistema.
Como a energia mais cara, o consumidor paga mais. De acordo com Thiago Peres de Oliveira, coordenador de eficiência energética do Grupo Energisa, o aumento das temperaturas em períodos longos pode causar uma alta de até 60% no consumo de equipamentos de refrigeração e climatização.
Frente a esse cenário, Oliveira avaliou algumas mudanças de hábitos que são necessárias para frear o aumento na conta de luz.
Para que tem um ar-condicionado, a dica é manter o aparelho em uma temperatura padrão, de 23ºC, mesmo com o calor muito forte. Em função de quanto mais a pessoa reduzir a temperatura do aparelho, maior vai ser o consumo de energia.
De acordo com o especialista, há estudos mostrando que o consumo é elevado em 7% a cada grau diminuído no ar-condicionado. Também é recomendado manter o ar-condicionado ligado até que o ambiente esteja em uma temperatura agradável para depois desligá-lo e ligar um ventilador, que consome menos energia, para manter a circulação do ar previamente refrigerado.
Outra mudança de comportamento também recomendada pelo coordenador do Energisa é que o consumidor dê preferência a compras de equipamentos com selo Procel classe A, porque são mais eficientes, ainda que sejam mais caros. Oliveira ainda afirma que aparelhos elétricos do dia a dia também devem ser monitorados com atenção, tipo as cafeteiras elétricas.
“O ‘novo normal’ do consumidor exige mudanças em comportamentos básicos como, por exemplo, a conservação do café quente. Em vez de mantê-lo aquecido dentro da cafeteira elétrica, com ela ligada, transfira o café para uma garrafa térmica e desligue a cafeteira.”
Em relação a geladeiras, recomenda-se que os brasileiros façam um teste simples para ver se o eletrodoméstico funciona de forma eficiente. “Uma folha de papel ajuda a identificar se o aparelho está funcionando bem ou se está gastando energia a mais. Feche a porta da geladeira com uma folha de papel. Se o papel deslizar facilmente, a borracha precisa ser trocada. Caso contrário, o equipamento está funcionando bem”, disse o especialista.