Buscar por alternativas sustentáveis e econômicas está cada vez mais popular, especialmente quando há um aumento nas contas de luz. A energia solar se tornou uma boa solução, porém o investimento inicial pode ser bem desafiador.
Para ultrapassar essa barreira, financiar energia solar te dar a permissão de que você instale todo o sistema necessário pagando parcelas que se ajustam ao seu orçamento empresarial ou doméstico.
Com isso, você pode começar a gerar sua própria energia e economizar na conta de luz desde o primeiro mês.
Como fazer financiamento para energia solar?
Esse processo facilita a aquisição de painéis solares, equipamentos e a instalação completa do sistema fotovoltaico, sem precisar reformar sua propriedade.
Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem contratar esse tipo de financiamento. Normalmente, as etapas a serem cumpridas são:
- Contato inicial com a empresa de energia solar: o primeiro passo é entrar em contato com uma empresa especializada em energia solar para solicitar um orçamento.
- Visita técnica e elaboração do projeto: os técnicos da empresa irão realizar uma visita técnica ao local e construirão o projeto de instalação personalizado para atender às suas necessidades.
- Análise de crédito: o próximo passo é a análise de crédito, que é rápida, simples e, dependendo da instituição financeira, pode financiar 100% do projeto.
- “Em menos de 30 dias temos todos os trâmites aprovados e o dinheiro liberado para fazer o sistema de energia solar”, explica a engenheira eletricista e sócia da Capta Solar Engenharia, empresa especializada em sistema fotovoltaico, Imaan Tarbine.
- Aprovação do financiamento: de acordo com Tarbine, a instalação em moradias pode ser concluída em apenas dois dias, enquanto projetos comerciais e industriais geralmente demandam mais tempo, dependendo da complexidade.
- O custo de um financiamento de energia solar varia, porque depende do tamanho do projeto e das condições de crédito escolhido.
- Em algumas linhas de crédito, é possível financiar até 100% do valor do projeto, e o pagamento da primeira parcela pode ser adiado em até 120 dias após a instalação (período de carência).