Sete bairros em Manaus ficaram sem energia elétrica no domingo, dia 8 de setembro, devido a uma pane em uma linha de transmissão. O problema foi identificado por volta das 16h30 e se prolongou até a madrugada de segunda-feira, dia 9 de setembro, deixando os bairros sem energia elétrica por quase dez horas.
O motivo foi o desligamento da linha de transmissão de 69 KV, Manaus-Santo Antônio, segundo a concessionária Amazonas Energia.
A companhia comunicou em nota, que enviou equipes para o local onde a pane aconteceu para retomar o fornecimento de forma mais rápida possível.
“As equipes de manutenção foram acionadas e trabalham na resolução do problema com a maior brevidade possível” disse o comunicado.
Ainda conforme a concessionária, os serviços foram finalizados às 2h02, iniciando o processo de normalização da energia nas áreas que foram afetadas pelo desligamento.
Veja a lista de bairros afetados:
- Tarumã
- Lagoa Azul
- Colônia Terra-Nova
- Santa Etelvina
- Novo Israel
- Santo Antônio
- Monte Sinai
Em um comunicado, o Procon-AM (Instituto De Defesa Do Consumidor Do Amazonas) informou que notificará a concessionária Amazonas Energia por causa do apagão.
“A notificação exige explicações detalhadas sobre a causa do incidente, medidas adotadas para a resolução problema e providências para evitar recorrências”, diz na nota.
Problema da Amazonas Energia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse recentemente que a venda da Amazonas Energia é a melhor solução para o problema da concessão de energia elétrica no Estado. Ainda disso que serão analisadas as duas outras saídas, que são intervenção na empresa ou extinção do contrato.
“A melhor solução, ao nosso ver, é a passagem de controle. Caso não haja, nós vamos estudar intervenção, vamos estudar caducidade, que nunca foi feito no Brasil. Mas aí já tem ônus para o caixa da União. Essas duas a conta vai cair no colo da viúva, que é o governo e o consumidor”, declarou Silveira.