A maior feira do setor de energia solar da América Latina, a Intersolar South America, concluiu mais uma edição no Brasil com recorde de público.
De acordo com os organizadores, o evento reuniu 55 mil visitantes durante a exposição, superando a marca de 50 mil, 44 mil e 28 mil pessoas das edições de 2023, 2022 e 2021.
O evento foi realizado mais uma vez no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), nos dias 27, 28 e 29 de agosto, reunindo também mais de 600 empresas expositoras.
Durante o evento as companhias nacionais e internacionais apresentaram soluções e produtos inovadores que estão transformando o novo cenário da energia solar e da eletromobilidade.
Um ponto evidente foi a presença de fabricantes chineses de placas solares, dominando o espaço de exposição com seus produtos de última geração, alta tecnologia e preços competitivos. Essa participação demonstra o quão dependente dos fornecedores asiáticos é o mercado brasileiro, especialmente no segmento de equipamentos, que é estratégico para o crescimento da energia solar no Brasil.
Entre os destaques principais que foram apresentados estiveram módulos solares de última geração, inversores híbridos, soluções em armazenamento de energia, usinas solares flutuantes, além de carregadores elétricos.
Assim como em 2023, novas estruturas de fixação e linhas de financiamentos para sistemas fotovoltaicos oferecidos por bancos e instituições financeiras também foram destaques.
A presença de empresas nacionais foi expressiva para mostrar que o Brasil está evoluindo na cadeia de valor da energia solar, principalmente em serviços como consultoria, manutenção e integração de sistemas. Essas empresas não só consolidam a economia local, mas também impulsionam a geração de empregos e o desenvolvimento de tecnologias adaptadas às condições climáticas e necessidades específicas do Brasil. As companhias também desempenham um papel fundamental na possibilidade de projetos fotovoltaicos, principalmente em um mercado que cresce rápido como o brasileiro