A piora no nível dos reservatórios e a manutenção no período de seca podem levar à obrigação de acionar 70% a 80% das térmicas do Brasil entre outubro e novembro. De acordo com Alexandre Silveira, o ministro de Minas e Energia, a projeção leva em consideração as estimativas elaboradas por institutos de meteorologia para esse período.
“Estamos tomando as medidas mitigadoras para manter os reservatórios capazes de dar resposta, mas o nosso parque térmico nacional está preparado e, no caso de necessidade, será todo acionado. Acredito que neste ano vai ser necessário. Vamos acionar aqueles que tiverem condições de despachar. Vamos precisar de algo entre 70% e 80% dos quase 20 GW de capacidade do nosso parque térmico para o final do período de estiagem”, afirmou Silveira em entrevista, exibida no sábado, 31 de agosto à CNN Brasil.
Conforme Silveira, o governo vem debatendo ações e observando os contratos de gás a fim de garantir o suprimento de energia. O dia que antecedeu a entrevista, a Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária de setembro será vermelha patamar 2, correspondendo a um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos.
Bandeira Vermelha
A bandeira tarifária vermelha patamar 2 foi acionada pela primeira vez depois de três anos, a última vez foi em agosto de 2021, devido a previsão de chuvas abaixo da média em setembro, o que resulta em uma expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em torno de 50% abaixo da média).
Esse período de escassez de chuvas, adicionado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, operar mais. Por isso, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram os riscos hidrológicos e o crescimento no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD).
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) pediu que a entidade movimente recursos para atendimento à ponta da carga nos próximos dois meses.