Vamos entender como funciona a célula fotovoltaica. Assim, você consegue aumentar a eficiência energética do sistema do painel solar e reduzir ainda mais custos.
A célula fotovoltaica é um dispositivo que permite a geração de energia solar convertendo em energia elétrica por meio de um processo com foco em sustentabilidade. Essa é uma parte essencial para equipar as placas e garantir que o sistema funcione de maneira adequada. A depender do material usado, apresenta mais eficiência energética, garantindo resultados otimizados para quem usa o painel solar.
Assim, o painel solar é feito com um material semicondutor e têm a célula fotovoltaica como o dispositivo essencial para fazer a conversão da energia. Portanto, ainda que seja uma peça pequena, tem importância na composição dos módulos fotovoltaicos. Ou seja, sem ela, é impossível gerar a energia renovável e focar na sustentabilidade.
Esses dispositivos também podem ser conectados à rede de energia elétrica, se o que foi produzido não for o suficiente para consumir. Ela ainda ajuda a diminuir custos. E se produzir mais do que o necessário, é possível vender o excedente.
O material de produção das células é diverso. O mais utilizado é o silício cristalizado, principalmente do tipo policristalino.
Como funciona?
A célula fotovoltaica funciona absorvendo os raios solares, que contêm os chamados fótons. Esses elementos são reunidos por causa do material semicondutor gerando uma liberação de elétrons. Eles entram em um circuito e fabricam a chamada corrente elétrica alternada. Essa última quando chega ao conversor, é transformada em corrente alternada, sendo utilizadas pelos equipamentos da casa ou indústria.
Por isso que somente a instalação da placa não é o suficiente. É preciso implementar as células e sua conexão para que seja realizada a criação de energia renovável. Com isso, é gerado o circuito necessário para que a energia chegue ao inverso e seja transformada em corrente alternada, usada como padrão no Brasil.