Com os avanços tecnológicos, reduzir sua conta de luz por meio dessas inovações se tornou um cenário possível para diferentes tipos de empresa, incluindo o setor industrial.
Para que esse objetivo seja alcançado, é fundamental entender as ferramentas que estão disponíveis para acompanhar o consumo de energia e aquelas que contribuem ativamente para reduzi-lo.
A indústria brasileira responde por mais de 30% do consumo final energético no país, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), pois trata-se de um setor com alto gasto de energia por causa das características específicas dos seus processos produtivos, que precisam de maquinários pesados e produções constantes.
Por isso que acompanhar o consumo de energia dessas companhias é mais relevante, impactando diretamente na eficiência operacional, na sustentabilidade e na sobrevivência no mercado.
Com esse cuidado de forma constante, as empresas garantem: identificação de desperdícios e ineficiências, ajudando a adotar medidas corretivas. Detecção de anomalias, percebendo falhas ou problemas nos equipamentos antes de se tornarem críticos. Otimização das operações, ajustando processos e horários de funcionamento para aproveitar tarifas diferenciadas e outras séries de benefícios.
Atualmente, é possível utilizar as inovações tecnológicas para investir em soluções que contribuem com a redução dos gastos com energia elétrica em diversos tipos de empresa
Confira as tecnologias para redução na conta de luz:
Tecnologia de iluminação eficiente: os sensores de movimento funcionam em qualquer tipo de lâmpada e ambiente, evitando que as luzes fiquem acesas sem necessidades. Normalmente são instalados em áreas externas, já que são os lugares onde é mais comum esquecer de desligar o interruptor.
Tomadas inteligentes: controlada por celular por meio de aplicativos, podendo colocar um timer para definir o momento em que as tomadas devem ligar e desligar, assim prevenindo gastos extras.
Ar-condicionado inteligente: pode programá-los para que liguem e desliguem em horários determinados pelos usuários.
Sistemas de recuperação de calor: recupera e reutiliza o calor residual de processos industriais para aquecimento de água ou outros fluídos.
Baterias e Sistemas de Armazenamento: implementação de sistemas para guardar energia durante períodos de baixa demanda e usá-la nos picos de consumo.
O fundamental é que a empresa faça uma análise detalhada das opções disponíveis no mercado e escolha aquelas que realmente contribuem para a redução nas contas de luz.