Os veículos elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, pois são automóveis práticos e eficientes para o dia a dia. Santa Catarina tem destaque como terceiro Estado com mais carros elétricos no Brasil. Porém, quando se trata de fazer longas viagens nas estradas, a eficácia dos eletrificados surge com mais força. Até onde vai a bateria?
Um vídeo em que uma mulher viaja de São Paulo a Joinville usando um carro 100% elétrico, postado no Instagram, gerou um debate nas redes sociais nas últimas semanas.
A distância entre as duas cidades é de 515 km. Ela precisou parar uma vez para recarregar a bateria do carro, que é do modelo Volvo C40 P6.
De acordo com o professor de Engenharia Mecânica e coordenador do Grupo Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Ricardo Rüther, a distância que um automóvel elétrico consegue percorrer na estrada depende da autonomia do veículo e da quantidade de eletropostos no trajeto.
A autonomia de um carro está se referindo ao quanto ele pode andar antes de precisar parar para reabastecer.
Já nos veículos elétricos, a autonomia depende do modelo. Hoje em dia, a média varia entre 100 e 500 km com uma única recarga. De acordo com o balanço de 2023 do INMETRO, o único modelo disponível no Brasil que ultrapassa os 500 km de autonomia, é o BMW iX xDrive 50 Sport, que chega a 528 km.
O Volvo C40 P6, modelo do vídeo, tem autonomia de 385 km, de acordo com o Inmetro.
A ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos, apontou que o Brasil vai terminar 2024 com em torno de 6,8 mil estações. Ano passado, o ano encerrou com 4,3 mil. A maioria é localizada nas regiões Sul e Sudeste.
No Brasil, é possível ver onde tem carregadores através de um mapa da PlugShare, um serviço estadunidense que fornece informações sobre a localização e detalhes de eletropostos ao redor do mundo.
Se considerar a relação entre autonomia e disponibilidade de posto de carregadores, é possível viajar o território catarinense em um carro elétrico sem grandes problemas.