A APS, Autoridade Portuária de Santos, lançou um edital para quem se interessa em doar estudos sobre possível concessão da Usina Hidrelétrica de Itatinga, que fica em Bertioga, São Paulo. Ela fornece energia para o Porto de Santos, o maior da América do Sul.
As sugestões incluem a variação da energia produzida no complexo e a gestão turística e ambiental da vila, que fica ao redor da Usina e abriga pelo menos uma dezena de famílias.
Segundo o edital, que se encontra disponível no site da APS, podem participar da doação de estudos empresas, instituições e pessoas físicas variadas, individualmente ou em consórcio.
Os interessados devem solicitar à APS a autorização para realizar os estudos em Itatinga até o dia 6 de setembro desse ano. Após a publicação da autorização, haverá 60 dias para apresentação dos resultados.
Segundo Anderson Pomini, o presidente da APS, o chamamento é um marco na busca de geração de hidrogênio verde no país, pois irá permitir que o porto forneça energia limpa aos navios diretamente nos berços de atração. “Estamos dando o primeiro passo para o sonho de deixar um mundo melhor para nossos descendentes”, disse a nota divulgada pela autoridade portuária.
O edital foi divulgado no Diário Oficial da União e aspira a elaboração de estudos de concessão do complexo de Itatinga no Porto de Santos, com a geração de energia elétrica e soluções para a diversificação da matriz energética, com foco na possibilidade da produção e utilização do hidrogênio verde e outras fontes de energia renováveis.
A proposta conta com estudos sobre a vila, levantamento das condições das edificações, trilhas e acessos, para a exploração ecoturística e projetos de caráter socioambiental.
Para mais esclarecimentos solicitem até o dia 22 de agosto através do e-mail estudos.itatinga@portodesantos.gov.br.
A Usina Hidrelétrica de Itatinga foi inaugurada em outubro de 1910 e fica em uma área que pertence ao governo federal, situada em Bertioga, a uma distância de aproximadamente 30 km do Porto de Santos.