Os carros elétricos em 2022 não era como hoje. Se hoje em dia os elétricos seguem quebrando recordes de vendas mês após mês, não tem tanto tempo que a oferta deles era restrita e os preços mais altos e proibitivos.
Antes do modelo da BYD, o Dolphin, chegar ao Brasil e revolucionar o segmento com o valor atrativo, as opções eram mais caras. A própria marca chinesa chegou ao Brasil há dois anos, porém com modelos que estavam longe de serem considerados atraentes.
Vamos ver uma lista de 10 carros elétricos que já estavam à venda em 2022 e permaneceram para ver o mercado mudar. Vamos compreender a evolução dos seus preços e a desvalorização nos últimos dois anos para entender como o mercado mudou em pouco tempo.
A desvalorização dos veículos é um aspecto importante que não só afeta os compradores de veículos novos, mas também os de usados.
Veja a lista dos principais modelos que sofreram desvalorizações:
Renault Kwid E-Tech
Seu lançamento ocorreu em 2022 por R$ 142.990. Com a chegada do BYD Dolphin, seus preços caíram para R$ 99.990. Hoje em dia, um Kwid E-Tech usado custa mais ou menos R$ 79.700, uma desvalorização de 44,3%.
Caoa Chery iCar
O modelo estreou em 2022 por R$ 139.990, o valor do Caoa Chery iCar variou e atualmente é vendido por R$ 119.990. No mercado de usados, está avaliado em R$ 79.900, o que representa uma desvalorização de 42,9%.
JAC E-JS1
Foi lançado em 2021 por R$ 149.990, passou por diversas reduções de preço. Atualmente vendido por R$ 126.900, sua desvalorização é de 46%, com preço de troca médio de R$ 80.800.
Peugeot e-208 GT
Estreou custando R$ 276.990 e agora vendido por R$ 235.990, teve uma desvalorização de 47,2%. No mercado de usados, seu valor está na casa dos R$ 146.000.
Peugeot e-2008
O modelo Peugeot e-2008 foi lançado por R$ 259.990 e hoje em dia custa R$ 159.990. Sua desvalorização é de 45,9%, com preço de troca em torno de R$ 140.600.
BYD Tan
Chegou ao Brasil em 2022 custando R$ 487.590. Seu preço chegou a aumentar para R$ 536.800. Porém, a desvalorização fez com que o modelo seja avaliado em R$ 304.550, perdendo 37% do seu valor inicial.
Fiat 500e
Lançado com um valor de R$ 255.990, agora custa R$ 214.990. A desvalorização média é de 37,5%, com valor de troca aproximado de R$ 159.820.
Volvo XC40
Lançado custando R$ 309.950 (monomotor) e R$ 399.950 (bimotor), o modelo sofreu desvalorizações de 35,7% e 44,4%, respectivamente. Hoje em dia, seus valores de troca são de R$ 199.000 e R$ 222.200.
Nissan Leaf
O modelo foi lançado por R$ 293.790, e agora vale R$ 158.870 no mercado de usados. Isso representa uma desvalorização de 45,9%.
Chevrolet Bolt EV
Estreou com um custo de R$ 329.000, o Chevrolet Bolt EV agora custa R$ 259.990 e, no mercado de usados, tem uma desvalorização de 47,1%, com valor de troca de R$ 174.000.
Alguns fatores são contribuintes para a desvalorização dos veículos elétricos. A rápida evolução tecnológica é um deles, fazendo com que modelos lançados recentemente já pareçam obsoletos em um curto período. Além de que, a oferta gradual de carros elétricos mais acessíveis e a expansão da infraestrutura para carregamento influenciam esses preços.