Uma fonte de energia infinita foi encontrada no fundo do mar com o WaveRoller da AW-Energy, porém explorá-la exige descer até as profundezas do mar.
Essa energia infinita está no fundo do oceano e se apresenta como energia ondomotriz ou energia das ondas. Esse tipo de energia é produzido pelo aproveitamento do movimento constante das ondas, e oferece um potencial sustentável extraordinário. Vale destacar que existe ondas em todos os mares e costas do mundo, tornando essa fonte de eletricidade mais acessível globalmente.
Um exemplo dessa tecnologia é a empresa finlandesa AW-Energy com seu projeto, o WaveRoller. Essa ação usa o movimento das ondas para gerar eletricidade em grandes quantidades. O WaveRoller é instalado entre 8 e 20 metros abaixo do mar, ancorado ao leito marinho, e aproveita a energia do movimento das ondas de forma eficaz. Dependendo das condições das marés e do local de instalação, esse dispositivo pode ser submerso total ou parcialmente.
A empresa conta com o suporte do projeto WaveFarm, que é financiado pela União Europeia, para expandir a produção do WaveRoller em escala industrial. Esse apoio permitiu à AW-Energy adaptar a unidade WaveRoller e desenvolver procedimentos para a fabricação em série e instalação de inúmeras unidades em conjunto com o WaveFarm. Sendo assim, o oceano oferece um caminho viável para a produção de eletricidade renovável.
Funcionamento
Uma unidade desse aparelho (com uma combinação de painel e PTO) tem uma potência nominal entre 350kW e 1000kW, com um fator de capacidade de 25-50%, de acordo com as condições das ondas no local do projeto.
O movimento de vaivém das ondas coloca o painel em deslocamento. Para potencializar a energia que o painel pode absorver das ondas, o dispositivo é instalado debaixo d’água a profundidades de aproximadamente 8 a 20 metros, onde a ondulação é mais forte. Apenas um painel absorve de 1,5 a 2 MW de potência da ondulação e abrange essencialmente toda a profundidade da coluna de água, desde o fundo do mar até o nível da superfície da água.