A empresa Enel Green Power informou que iniciou a operação do parque eólico Pedra Pintada, localizado na Bahia, composta por 43 geradores, a unidade será capaz de gerar 894 gigawatts de potência. O volume corresponde à energia necessária para abastecer cerca de 435 mil residências por ano. O empreendimento recebeu R$1,8 bilhão de investimentos e entrou em operação 6 meses antes do previsto no cronograma inicial.
Esse é o segundo parque eólico da Enel Green Power a entrar em operação comercial no país em 2024, depois da recente inauguração de Aroeira, com 348 megawatts, que fica nos municípios de Umburana, no Morro do Chapéu e Ourolândia, na mesma região em que está instalado o projeto Pedra Pintada.
Com essas obras, o grupo Enel chegou a 6 gigawatts em operação instalada renovável no Brasil, sendo 3,3 gigawatts em eólicas, 1,3 gigawatt em hidrelétricas e 1,5 gigawatts na fonte solar fotovoltaica.
De acordo com a empresa, nas obras de Aroeira e Pedra Pintada, foram gerados 6 mil empregos, dos quais mais de 2 mil foram ocupados por trabalhadores da região.
A companhia afirmou que priorizou a contratação de trabalhadores de comunidades locais durante a fase de obra dos dois parques eólicos e realizou, em parceria com o Senai, 16 cursos profissionalizantes na cidade de Umburanas e Ourolândia, formando 160 pessoas.
A Enel Green Power desenvolveu ações de sustentabilidade nas áreas próximas aos ativos e avaliou que mais de 28 mil moradores nos municípios da área de influência dos parques, eles foram beneficiados em 39 iniciativas nas áreas da educação ambiental, cidadania, saúde, diversidade, cultura e formação profissional.
Investimentos da Enel
A Enel planeja investir cerca de R$18 bilhões no Brasil até o ano de 2026, especialmente para modernizar a infraestrutura de distribuição de energia elétrica e os serviços em suas áreas de concessão, quem englobam 274 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.