A tarifa da Equatorial Energia, localizada no Pará, terá reajuste anual de -3,56% a partir do dia 7 de agosto, sendo -7,24% para consumidores de alta tensão e -2,66% para baixa tensão. O consumidor residencial terá redução de 2,63% na conta de luz.
As novas tarifas foram aprovadas na terça-feira, dia 6 de agosto, pela diretoria da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.
O efeito médio reflete a redução de 1,18% do custo de transporte e o encolhimento de 1,45% no cargo pago pela tarifa. A retirada de itens financeiros anteriores também contribuiu em -2,02%.
Confira como funciona o cálculo de energia da fatura da Equatorial Pará
Por ser responsável pela distribuição de energia no estado, apenas uma parte do que é pago pelo consumidor é destinado à Equatorial Pará. Relembrando que a conta de luz é composta pelo custo de geração, transmissão e distribuição de energia, além de encargos setoriais e os tributos federais, estaduais e municipais.
Segundo Anderson Torres, a parcela que é destinada a Equatorial Pará se refere a distribuição de energia. Com este valor, a empresa garante o fornecimento de qualidade para 2,9 milhões de paraenses, com a realização de manutenções preventivas e corretivas, além de investimentos necessários para a expansão do sistema elétrico.
“A tarifa calculada para as distribuidoras são as tarifas de distribuição, valor que representa o preço cobrado da unidade consumidora pelo consumo de energia e pelo uso da rede. A partir desse valor conseguimos melhorar o nosso serviço como ocorre nos últimos 10 anos no estado”, destaca Torres.
O consumo mensal de energia do consumidor é calculado pela diferença entre os registros de leitura do medidor no mês anterior e o atual, em um intervalo que pode variar de 27 a 33 dias e é baseado nos quilowatts. Por outro lado, o valor da tarifa que é aplicado sobre essa energia consumida é determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para cada classe de consumidores da Equatorial Pará, por exemplo, para os residenciais em janeiro de 2003 é de 0,8789 kWh, sem os impostos.