Jurema Águas Quentes, um complexo de resort localizado em Iratema, no Paraná, está aumentando o seu projeto de energia solar com um investimento de R$ 2,5 milhões. Serão instaladas 1060 placas solares no Jardins de Jurema Convention e Termas Resort, um dos resorts do complexo.
Ao todo, os painéis solares fotovoltaicos produzirão 852 megawatts de potência ao ano, que corresponderá a uma economia de aproximadamente 30% do consumo de energia elétrica do complexo hoteleiro.
A primeira etapa do projeto, com 222 placas, foi concluída no mês de julho e já está produzindo energia. O restante ,838 painéis, serão instalados em uma segunda fase até dezembro de 2024.
“Além de produzir energia renovável e limpa para nossas operações, a tecnologia foi pensada em modelo de estacionamento coberto, gerando sombra para os carros dos hóspedes do complexo”, diz o diretor administrativo financeiro de Jurema águas quentes, Ivan Andrade.
No ano de 2022, o empreendimento iniciou a aposta em energia renovável, instalando 376 placas no Ginásio de Esportes, outro resort do complexo, o Lagos de Jurema Termas Resort e no escritório da empresa em Campo Mourão. Os painéis produzem em média 2296 quilowatts de potência ao ano.
“Estamos em uma região privilegiada, com incidência solar alta e durante a maior parte do ano, além de possuir uma área de 3,4 milhões de metros em meio à natureza, o que nos permite uma ampla gama de espaço para projetos como esse”, concluiu Ivan.
Veja outros resorts que estão investindo em energia renovável
O Puerto Rico Aqua Park Resort que também está localizado no Paraná, investiu em uma usina solar com 226 módulos e após 2 anos de operação a conta de luz foi reduzida de R$ 32 para cerca de 2500 por mês.
Já no estado de Goiás, a empresa de gestão de um complexo de resort, o Aviva. está investindo em energia solar desde 2021. A empresa tem uma usina solar em Rio Quente com 3600 painéis fotovoltaicos que atende 25% do consumo de energia do grupo.