Depois de incluir a Índia, a WEG colocou o mercado norte-americano na sua estratégia de internacionalização do segmento eólico. As primeiras entregas para os Estados Unidos devem ocorrer em 2026, com uma produção em menor escala dos aerogeradores de 7 MW para entender o mercado.
“A ideia é a gente começar, como normalmente a gente faz, com uma escala bem pequena, então não tem nenhum investimento significativo. Começar com poucas máquinas, até para entender um pouco melhor do mercado e eventualmente, tendo espaço e conseguindo uma participação, a gente vai investindo para crescer o negócio ao longo do tempo”, disse o diretor de Finanças e Relações com Investidores da WEG, André Salgueiro, nesta quinta-feira, 1º de agosto, durante a apresentação do relatório de resultados da empresa.
Dentro da Índia, a empresa está preparando a fábrica para o modelo de aerogeradores de 4,2 MW já certificado e buscando os primeiros pedidos para iniciar a produção.
E como está os projetos eólicos no Brasil
O diretor também destacou que a WEG está entregando o seu último projeto de energia eólica no Brasil, o que “de fato, provocou uma concentração maior de receita no primeiro semestre do ano”, mas não significa uma expectativa na queda para a receita de geração, transmissão e distribuição no segundo semestre.
Mesmo sem contratos para novos aerogeradores no Brasil, a empresa mantém contratos de operação e manutenção que vão gerar receita recorrente no médio.
“Precisa ver esse mix geral de GTD como fica no segundo semestre, mas estamos trabalhando para que esse impacto do eólico seja o menor possível. Importante até pontuar que a gente já passou por um período parecido lá atrás, em 2016 e 2017, que a gente já passou por um período parecido lá atrás, em 2016 e 2017, que a gente ficou também sem projetos de aerogeradores em carteira e na época conseguimos, de uma certa forma, ocupar a fábrica”, disse André Salgueiro.
Como a fábrica não está destinada apenas para a fabricação de aerogeradores, o diretor destacou a flexibilidade para fazer os ajustes e trabalhar com outros segmentos da companhia, buscando oportunidades para crescimento.