Preço de Liquidação de Diferenças, a PLD. É um valor que serve como referência para os preços no MLE, Mercado Livre de Energia, sendo utilizado para valorar a energia no Mercado de Curto Prazo, MPC.
Este MCP é onde são contabilizadas as diferenças entre a energia que é contratada e o volume que foi gerado ou consumido. Nas negociações deste ambiente, o preço oscila dependendo das condições de suprimento do sistema.
Vale lembrar que a responsável pela contabilização e pela liquidação financeira no MCP de energia é a CCEE, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Essa entidade realiza o cálculo e a divulgação do PLD, referência de valores nas operações de compra e venda de energia.
Para se chegar no valor do PLD, são considerados o tanto de energia contratada dos montantes gerados ou consumidos. Esse valor busca balancear todo o setor energético brasileiro. Além de considerar a demanda atual, a capacidade de fornecimento das hidrelétricas e o potencial de armazenamento futuro.
Veja como funciona a PLD horário
A contratação de energia é baseada em uma previsão do consumo das empresas. Em determinados meses, este consumo pode ser maior ou menor do que o que foi contratado. Assim, o déficit ou o excedente pode ser negociado.
Neste contexto, o PLD horário é extremamente útil e pode ser usado para valorar as diferenças nos volumes de energia a serem liquidados no CCEE, e serve de base para as negociações a longo prazo.
O objetivo desse sistema é levar unidades consumidoras e geradores a um maior planejamento de suas atividades, considerando os diferentes custos de geração ao longo das horas do dia.
Além disso, a sua criação teve como objetivo permitir que o Brasil acompanhe outros mercados globais de energia mais desenvolvidos e ofereça maior eficiência para todos os envolvidos.
Para que o PLD horário impacte o orçamento da organização de uma maneira positiva, é essencial prestar atenção nas flutuações do mercado e encontrar possíveis oportunidades.