Cientista norte-americanos desenvolveram um novo tipo de painel solar que além de gerar eletricidade também produz água quente sanitária. Essa inovação pode reduzir significativamente a pegada de carbono e os gastos de energia das residências.
Pesquisadores do MiLab, Multiphysics Interaction Lab, publicaram um artigo na revista International Journal of Thermifluids sobre a tecnologia solar inovadora. O design do sistema híbrido fotovoltaico-térmico além de produzir água quente também mantem os painéis solares mais frescos, melhorando seu desempenho. O líquido que circula atua como refrigerante e aumenta a capacidade dos módulos de converter a energia solar em eletricidade.
Segundo os cientistas, essa abordagem de refrigeração é simples e prática, melhorando a eficácia elétrica dos painéis ao mesmo tempo que oferece uma solução sustentável para as necessidades de água quente residencial.
Descubra como a tecnologia funciona
Para avaliar a eficiência do conceito, os pesquisadores construíram um protótipo de painel solar policristalino de 250 watts baseado em sua tecnologia. O equipamento foi instalado em um ambiente externo com o ângulo de inclinação de 30% e orientação para o sul. Foram utilizadas tubulações de cobre para a circulação da água e equiparam o dispositivo com vários sensores para medir os parâmetros de funcionamento, contendo um fluxômetro, um multímetro e uma piranômetro. Os resultados foram comparados com um sistema similar instalado no campus da Universidade Notre Dame-Louaize no Líbano.
Os componentes do protótipo incluem: painel fotovoltaico/T, coletor de tubo de cobre de saída, tubulações isoladas, válvula de segurança, tanque de armazenamento de água quente solar, bomba, coletor de tubo de cobre de entrada, medidor de fluxo, termopar de fluido de entrada, multímetro, termopares de superfície fotovoltaica, fluido de saída de termopar, piranômetro, aquisição de dados, computador. O equipamento incorpora na sua parte traseira tubulações que permitem a circulação de água em fluxo máximo de 3 litros por minuto, impulsionado por uma bomba centrífuga independente de 11 watts.