Uma empresa indiana chamada Avant Garde Innovations lançou uma turbina eólica de “baixo custo”, com a capacidade de produzir 150 kWh de energia por mês a partir da força dos ventos.
Com o preço semelhante à de um smartphone de última geração, cerca de R$4 929, o equipamento tem o diâmetro de 3 metros e promete contínua. A descrição do aparelho indica que a capacidade máxima de geração de energia é de 5 kWh por dia, com o vento em uma velocidade de 5,5 m/s.
Veja o que um especialista fala sobre
O professor do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade do Ceará (UFC), Raphael Amaral, destaca que a capacidade do equipamento, denominado AVATAR, é expressiva e pode ser suficiente para suprir a demanda de uma família pequena.
“Se a gente considera o consumo médio em torno de 200 a 300 kWh, essa turbina geraria em torno de 150 kWh e não seria suficiente para compensar todo o consumo. Mas para uma família pequena, poderia sim compensar todo o gasto mensal”, explica.
O especialista explicou que a redução de custos das turbinas eólicas pode tornar a geração de energia própria mais atrativa. Porém será necessário lidar com a complexidade do espaço físico essencial para o equipamento e a poluição sonora gerada. “Se esses problemas forem resolvidos, duas turbinas seriam suficientes para compensar o consumo de uma família, enquanto na energia solar seriam necessários muitos painéis solares”, pondera Raphael.
De acordo com o professor, a turbina por si só não é suficiente para abastecer a rede elétrica de uma residência. É fundamental instalar equipamentos de conversão e armazenamento da energia eólica que será gerada.
“A energia eólica não é constante durante 24h e a rede que temos nas tomadas é constante, com 220 volts de tensão e 60 hertz de frequência. É necessário ter um retificador e um inversor, para transformar a energia em corrente contínua e depois transforar de novo para corrente alternada nos valores fixos”.