As energias renováveis estão ganhando impulso devido à necessidade humana de optar por fontes de energia menos poluente, e dentro desse segmento, a energia solar é um dos principais. Tanto entidades governamentais quanto empresas estão apostando na instalação de grandes sistemas de energia solar fotovoltaica.
A energia solar é aquela obtida através do sol, trata-se de uma fonte inesgotável que permite a obtenção de três tipos de energia: fotovoltaica, térmica e termoelétrica. Os painéis solares são dispositivos utilizados para aproveitar essa energia e funciona captando a radiação e em seguida convertendo em eletricidade, por meio de um sistema de células fotovoltaicas e para que ocorra um fenômeno chamado de efeito fotovoltaico.
Isso ocorre quando a luz entra em contato com os elétrons localizados no silício das células e gera corrente elétrica. Os painéis devem ser conectados a um inversor, que transforma a corrente contínua em alternada para que possa ser usada nas residências, empresas ou para serem transportadas para a rede elétrica. Com isso, surgiu o maior projeto de energia solar do mundo.
Saiba nome do maior projeto de energia solar no mundo
O projeto está sendo realizado nas Filipinas pela empresa Solar Philippines New Energy Corporation (SPNEC). Objetivo é superar a China e a Índia com o que eles consideram ser o “maior projeto solar do mundo”, que foi chamado de Terra Solar, uma imponente instalação de energia solar que ultrapassará cinco milhões de painéis. A preparação dos terrenos começou no início desse ano, com previsão de conclusão da primeira fase no início de 2026.
Com essa ampla e potente instalação, pretende-se cobrir a maior parte de demanda energética do país. Terra Solar foi criada para render entre 3.400 a 3.500 MW de painéis solares e 4.000 MWh de armazenamento em baterias, com investimento de 200 bilhões de pesos filipinos. Espera-se uma produção de 5.000 milhões de quilowatts-hora por ano. Uma instalação com essa capacidade irá desempenhar um papel crucial no mapa de energia das Filipinas.